O mundo todo está ligado em um mesmo assunto: a tomada de poder do Afeganistão pelo Talibã. No último domingo (15), o grupo extremista Talibã invadiu a capital do país, Cabul, e assumiu o controle da principal cidade do norte do Afeganistão.
A situação se agrava ainda mais por conta da retirada das tropas norte-americanas do país. Na segunda-feira (16), imagens de aviões norte-americanos lotados e de civis afegãos desesperados do lado de fora da aeronave, tentando embarcar, deixaram toda a comunidade internacional preocupada e chocada com o desespero e o medo dos civis de permanecerem no país.
Por conta de todos esses tristes fatos e de outros tantos que estão ocorrendo a cada hora no país, o Afeganistão se tornou um assunto muito falado no momento. Por aqui, o que queremos mostrar e contar para vocês é com relação à moeda utilizada pelo povo afegão e também sobre a sua valorização frente ao real.
Qual é a moeda afegã
De acordo com informações do Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a moeda utilizada hoje no país é a Afegane, uma moeda própria que em 1925 passou a substituir a rupia afegã.
Quanto custa um afegane em real
Sabemos que as coisas não estão nada fáceis para o real ultimamente. Nesta terça-feira (17), o dólar voltou novamente a subir e bateu a maior cotação desde maio de 2021, chegando aos R$5,30.
De acordo com informações do Google Finance, porém, esse cenário de desvalorização do real se altera com relação ao afegane. Neste momento, 1 real equivale a 14,83 afeganes. Ou seja: há uma valorização expressiva da moeda brasileira frente à moeda afegã.