O friozinho chegou, né? Que tal preparar uma receita quentinha e saborosa? Sopas são práticas, fáceis de fazer e muito nutritivas. Servem até como uma refeição completa se tiverem carne, macarrão, legumes e verduras. O melhor é que você pode reaproveitar as sobras do almoço para fazer um caldinho incrível na janta. Confira nossas dicas e incremente sua sopa. É vapt-vupt!
SAIBA MAIS
Motivos para tomar sopa
Dieta das sopas
Caldinho de feijão
1. Legumes e grãos
Varie suas receitas com batata, mandioca, mandioquinha, cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora, inhame, pimentão, brócolis, couve-flor, vagem, ervilha, tomate, grão-de-bico, arroz, feijão-carioca, feijão-branco, feijão-preto e muitos outros. Eles devem ser acrescentados na panela depois de refogar os temperos e cozidos na panela de pressão. Além de sabor, eles vão dar mais cremosidade ao seu prato.
2. Massas
Elas dão saciedade e quase todos os tipos combinam com a receita: cabelinho de anjo, espaguete, conchinha, capeletti, argolinha e o de letrinhas para entreter a criançada. Normalmente são acrescentados após o cozimento da sopa. Deixe sua receita ferver até amaciar o macarrão!
3. Verduras e hortaliças
Acelga, couve, espinafre, repolho, alho-poró e salsão são ótimas opções para deixar a sopa ainda mais saudável! Como são mais sensíveis, são acrescentados ao final da fervura.
4. Carnes
De boi, de porco ou de frango, elas vão fazer diferença no sabor! A carne de porco é mais comum ser usada na forma de linguiças e bacon. Normalmente são acrescentadas logo no começo da preparação, após refogar os temperos. Músculo bovino e a carcaça do frango são excelentes para deixar sua sopa com gostinho de quero mais!
5. Temperos
Para temperar, prefira sempre ingredientes naturais, como caldo de galinha, legumes e de carne caseiros, além de ervas e condimentos. Cebola, alho, sal, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta-do-reino, gengibre, alecrim e azeite são os mais comuns, mas você pode utilizar outros de sua preferência. Use a imaginação!
6. Bata tudo
Para deixar as sopas ainda mais cremosas, bata os legumes depois de cozidos no liquidificador! Mas espere amornar para não correr o risco de se queimar ou danificar o aparelho.
7. Atenção!
Tome cuidado com carnes. É sempre melhor desfiar ou cortar em pedaços bem pequenos, retirando os ossos, gorduras e cartilagens.