Os templos maçônicos modernos são decorados por diversas colunas, mas, como tudo ali, engana-se quem pensa que trata-se de apenas mais uma escolha simples sobre a arquitetura. Cada pilar levantado pelos freemasons tem um significado muito especial.
A estrutura esguia e cilíndrica denuncia as simbologias ali implícitas, enquanto o material pode variar entre pedra, madeira ou tijolo. Os templos são influenciados pelo rito ou pela potência adotada, contudo, resumimos os estilos mais comuns utilizados nas lojas maçônicas.
Ordem Dórica
A coluna de Ordem Dórica é a mais rústica das três ordens de arquitetura gregas. Dentre suas características é possível citar as colunas desprovidas de base e capitel despojado.
Ordem Jônica
Já a coluna de Ordem Jônica pertence a uma das ordens arquitetônicas clássicas. Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas e altura nove vezes maior que seu diâmetro.
Ordem Coríntia
A coluna de Ordem Coríntia é a mais ornamentada das três ordens arquitetônicas gregas e têm de nove a 11 vezes a medida do diâmetro da base. O Templo de Zeus (Atenas) e o Templo de Apolo (Olímpia) são exemplos de projetos arquitetônicos com tais colunas.
Ordem Toscana
Por fim, temos a coluna de Ordem Toscana, desenvolvida na época romana (uma simplificação de mesmas proporções do dórico) e os capitéis de colunas em estilo Papiriforme — que apresenta as diferenças mais gritantes, pois as colunas egípcias tinham, em geral, suas formas das palmeiras ou dos papiros com suas nervuras.
Arquitetura do Rito Escocês Antigo e Aceito
No Rito Escocês Antigo e Aceito, por exemplo, em cada lado da entrada do templo, encostada na parede do Ocidente, ficam duas colunas papiriformes, proporcionais à altura da porta, estando as mesmas situadas dentro do templo. No mesmo Rito, praticado em um Loja que esteja filiada ao Grande Oriente do Brasil, as mesmas colunas encontram-se no exterior do templo, ao lado da porta de entrada.
As colunas em estilo grego encontram-se distribuídas no interior do templo. Nos templos em que se trabalha o Rito Escocês Antigo e Aceito, as colunas fazem-se presentes sobre as mesas do Venerável Mestre, do 1º Vigilante e do 2º Vigilante.
Na mesa do Venerável Mestre, fica uma coluneta em estilo Dórico, sendo que na mesa do 1º Vigilante fica uma coluna em estilo Jônico e na do 2º Vigilante uma em estilo Coríntio.
No Grande Oriente do Brasil não se utilizam tais colunetas nas mesas do Venerável e de seus vigilantes, mas, nos demais ritos maçons aceitos e reconhecidos pelo Grande Oriente, elas são encontradas.
SAIBA MAIS
Conheça o significado do símbolo da Maçonaria
Conheça a Burschenschaft Paulista, uma sociedade secreta brasileira
Texto: Redação Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado