É justamente o mistério que fascina o homem: desde que o mundo é mundo, é normal ficar instigado com o que é obscuro, e a desconfiança vem logo em sequência. A Maçonaria tornou-se uma ordem tão organizada que seus membros desenvolveram códigos para poderem identificar uns aos outros sem que seja necessária uma só palavra!
Ao se cumprimentarem com um aperto de mão, dá para perceber um detalhe sutil. Se os polegares tocarem o pulso um do outro, dois maçons se encontraram.
Se estiverem parados, em lugar público, por exemplo, deve-se observar os pés que, posicionados em forma de esquadro, indicariam que ali está um membro da ordem.
Durante o abraço, os braços se cruzam nas costas, formando um “X”. Depois disso, os maçons bateriam três vezes nas costas.
Quando o assunto é vocabulário, os maçons teriam desenvolvido algumas senhas a serem utilizadas em diversas situações. Supostamente, há frases maçônicas que podem ser pronunciadas quando se está em uma situação de risco, fazendo com que os outros membros prestem socorro.
SAIBA MAIS
A maçonaria já chegou à lua… e você ainda não sabia
Qual o significado da arquitetura maçônica?
Sangues de Touro: conheça essa sociedade nem tão secreta
Texto: Redação Alto Astral Edição: Nathália Piccoli Arte: Mary Ellen Machado