O mundo todo está ansioso para que os Jogos Olímpicos comecem no Brasil! Faltando 15 dias para a abertura das Olimpíadas Rio 2016, o evento, que reúne os melhores atletas mundiais, já possui alguns fatos inusitados, que chamaram a atenção do público.
Alguns deles foram a respeito dos nomes dos mascotes: Vinícius e Tom. A escolha foi em homenagem aos cantores da bossa-nova brasileira, Vinícius de Moraes e Tom Jobim, além da passagem da tocha Olímpica por 329 cidades dos 27 estados brasileiros, sendo levadas por cerca de 12 mil pessoas.
Confira alguns dos fatos curiosos que mais chamaram a atenção sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016:
1. Os uniformes de gala
Os uniformes de gala, que serão usados no momento da entrega de medalhas, feitos pela estilista Andrea Marques, foram alvo de algumas críticas. A intenção da stylist era criar algo que ressaltasse a elegância tropical. A internet não perdoou e criticou o uniforme por ser muito caricato.
2. Wesley Safadão comentarista?
Por essa nem os fãs esperavam! Wesley Safadão, o cantor com o maior cachê do Brasil, foi convidado para ser comentarista do jogo de futebol, que vai acontecer no dia 4 de agosto, antes da abertura da Olimpíada, entre Brasil e África do Sul. Será que vai dar certo? #vaisafadão
3. As palavras que os estrangeiros aprenderam
Uma exposição em um museu na Suiça causou estranheza para alguns turistas que se depararam com a amostra, que ensinava algumas palavras em português. Alguns termos prometiam ajudar os turistas a se darem bem nas Olimpíadas, mas outros nem tanto. As palavras “bundão” e “gostosa” estavam na lista, por exemplo.
4 – As modelos que vão ser repórteres!
Essa notícia surpreendeu! As supermodelos brasileiras Adriana Lima e Alessandra Ambrósio ficarão com a responsabilidade de serem as repórteres de cultura e gastronomia para o canal norte-americano NBC. As brasileiras vão contar com propriedade um pouco sobre o Brasil para os estrangeiros.
As tops não serão as únicas modelos com funções especiais nas Olimpíadas! A supermodel Gisele Bündchen também vai participar do evento, na cerimônia de abertura. Gisele vai atravessar a passarela futurista montada no estádio Maracanã.
5. Ginástica Olímpica ao som de Anitta!
A photo posted by Daniele Hypolito (@danyhypolito) on
Anitta, além de ter sido a escolhida para cantar na abertura das Olimpíadas, também vai estar presente em um dos solos de ginástica olímpica! A cantora terá sua música tocando na apresentação da ginasta Daniele Hypolito na modalidade solo. A ansiedade para ver a coreografia já é grande e as duas até já ensaiaram juntas!
6. As quedas da tocha Olímpica
Quedas durante o revezamento da Tocha Olímpica pelas cidades do Brasil foram registradas pelas câmeras. A última foi na cidade de Franca, interior de São Paulo, da empresária Luiza Helena Trajano, fundadora da rede de lojas Magazine Luiza. Com 64 anos, Luiza que é integrante do Conselho Público Olímpico (CPO), se desequilibrou e foi ao chão. Ela está bem e lidou com humor sobre a queda: “Foi a emoção!”, afirmou.
A empresária não foi a única a se desequilibrar com as tochas em mãos.
O ex-nadador e técnico de natação João Reinaldo Costa Lima Neto, conhecido como Nikita, levou um tombo durante o percurso com a tocha olímpica no Recife, no final de maio. Nikita disse que tropeçou em um buraco na rua, mas só ralou o joelho e cotovelo.
Além dos dois, o repórter da SporTV, Henrique Arcoverde, acabou escorregando no asfalto molhado e também caiu quando carregava a tocha em Criciúma, Santa Catarina. O repórter foi tentar pular para uma foto e foi traído pelo chão molhado que o deixou no chão e ainda brincou: “Pelo menos não deixei cair a tocha!”
7. Querem apagar a tocha!
Alguns eventos surgiram pelo Facebook para apagar a tocha olímpica. Na descrição, isso aconteceria como forma de protesto e a ideia seria realizar uma manifestação contra algumas fatalidades causadas pelas Olimpíadas, como a morte da onça Juma, em Manaus. Apesar de grande parte deles ser brincadeira – porque apagar a tocha olímpica é crime – alguns manifestantes levaram a sério o evento e tentaram mesmo apagar a tocha. Confira:
Com o extintor de incêndio em Joinville – SC
Com um balde de água em Maracaju – MS
Com extintor de incêndio, em Cáscavel – PR
8. Conseguiram apagar a tocha Olímpica!
De tanto insistirem, a tocha Olímpica foi apagada! O fato aconteceu na cidade de Angra dos Reis – RJ, na noite de ontem (28), em uma manifestação que obrigou os organizadores a interromperem o revezamento. Em vídeos é possível ver um dos condutores da tocha voltar com o objeto apagado ao gritos de “Apagaram a tocha!”. Confira:
9. Tíbio e Perônio farão uma série sobre as Olimpíadas!
Os cientistas gêmeos que fizeram a alegria da criançada na década de 90 até meados de 2000 estão de volta! 20 anos após a exibição de Castelo-Rá-Tim-Bum, Tíbio e Perônio retornaram para uma websérie de cinco episódios, com três minutos cada. Em cada um deles, a dupla explicará o desenvolvimento e a importância das tecnologias utilizadas nas Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro. Para a surpresa dos fãs, os atores Flávio de Souza e Henrique Stroeter incorporaram os personagens e fizeram uma transmissão ao vivo no Facebook da TV Cultura explicando o projeto, confira:
#TibioePeronio
Publicado por TV Cultura em Terça, 19 de julho de 2016
10. As Olimpíadas em números:
Medalhas: serão distribuídas 306 medalhas no total;
Custo total: o orçamento dos jogos custou R$37,6 bilhões de reais;
Ingressos: foram comercializados 7,5 milhões de ingressos;
Funcionários: são 130 trabalhadores diários para fazer as Olimpíadas funcionarem;
Atletas: chegarão para as Olimpíadas aproximadamente de 10.900 atletas;
Países: 206 países participarão!;
Tocha Olímpica: passa pela mão de 12 mil carregadores e o revezamento leva 100 dias para se completar.
SAIBA MAIS
Teste: Você está preparado para as Olimpíadas Rio 2016?
Conheça 19 atletas LGBT que estarão nas Olimpíadas do Rio
Comerciais estrangeiros para Olimpíadas causam polêmica no Brasil
Música tema das Olimpíadas é lançada! Ouça “Alma e Coração”