Quando se fala em máfia, não se faz referência somente a um grupo de pessoas, mas em uma união de várias gangues ou famílias. A união entre os clãs, que são organizados hierarquicamente, é essencial para os negócios. Caso estejam em lados opostos, o prejuízo tende a ser maior. Nesse post, desvendamos como alguns cargos funcionam.
Organização da máfia
O chefe de cada família é o Dom. Ele é responsável pelas decisões mais importantes para o grupo e os lucros da máfia correm em sua direção. Também tem o papel de negociar com criminosos ou autoridades e manter os membros dentro de uma conduta.

Massacre do Dia de São Valentim (FOTO: Shutterstock)
Ao seu lado está uma figura bastante retratada nos filmes sobre o tema, mas que poucas famílias realmente têm: o consigliere. Apesar de não fazer parte da hierarquia de poder, ele atua como um conselheiro para o Dom.
Outros cargos
Abaixo do grande chefe está o subchefe. Sua função é resolver negócios ou disputas menores da máfia quando o Dom não está disponível. Em alguns casos, eles normalmente assumem o cargo máximo quando o líder está preso ou velho demais.

FOTO: iStock/Getty Images
O capo controla uma célula da família e cuida da operação de certas funções. Ele pode agir dentro de sua especialidade ou de uma região onde o grupo exerce atividades.
Já o cargo mais baixo, ou para os iniciantes dentro de um grupo, é o de soldado, responsável por “colocar a mão na massa”. Ou seja, executar as ordens dadas pelos chefes do grupo.
SAIBA MAIS
Máfia: 3 livros incríveis para os apaixonados pelo assunto
Vida real: Meu nome é Bond, James Bond!
Texto: Thiago Koguchi Edição: Angelo Matilha Cherubini