Em um cenário em que as mulheres enfrentam desafios para conquistar autoridade e se comunicar de forma eficaz no ambiente profissional, adotar algumas estratégias são essenciais para superar obstáculos e se destacar.
“Estudos revelam que as CEOs no mundo representam menos de 4%. Para mudar essa realidade, é essencial que as mulheres se concentrem na construção de credibilidade e autoridade”, indica Fernanda de Morais, Mentora de Posicionamento de Carreira.
De acordo com a especialista, ainda há desafios enfrentados pelas mulheres ao tentar se comunicar com autoridade. “A subvalorização durante reuniões, a hesitação em assumir papéis de liderança em eventos e a síndrome da impostora são alguns obstáculos”, destaca.
Cultive relações profissionais
A especialista ressalta que a construção da autoridade profissional requer uma sólida base de conhecimento, divulgada através de artigos, workshops e vídeos. A presença forte nas redes sociais, como LinkedIn e Instagram, e a participação de eventos de networking aumentam a visibilidade e oportunidades no mercado de trabalho.
“Para as mulheres, que muitas vezes enfrentam sub-representação em ambientes profissionais, é fundamental estar preparada para contribuir com ideias embasadas e oferecer-se para apresentá-las. Além disso, chame a atenção durante reuniões com variações na voz e o uso de analogias”.
Atente-se a sua linguagem corporal
A linguagem corporal desempenha um papel significativo na influência que exercemos ao falar, representando cerca de 60% do poder de comunicação. Fernanda explica que manter o corpo alinhado ao conteúdo é essencial para uma apresentação eficaz.
“Durante a fala, gestos que complementam a mensagem, contato visual firme e acenos de cabeça para demonstrar concordância ou ressaltar ideias importantes são estratégias que devem ser utilizadas”.
Aprimorar a voz e a entonação são técnicas que vão transmitir autoridade. “Independentemente da tonalidade, é essencial comunicar com naturalidade e autenticidade, alinhando a comunicação ao conteúdo”.
“Por fim, é importante evitar erros comuns, como falar demais, perder-se em assuntos desconexos, ou parecer excessivamente amigável ou mandona. A busca por mudanças e ações proativas são essenciais para que as mulheres conquistem seu espaço e se destaquem no mundo corporativo”, finaliza Fernanda.