Você sabe quais são os dez idiomas mais procurados por quem quer aprender uma língua nova? Alguns deles, como o inglês e o espanhol, são mais fáceis de imaginar, mas saber todo o ranking é uma questão mais complicada.
Por isso, anualmente o Duolingo responda a esse questionamento com o seu Relatório Global de Idiomas. Para isso, a plataforma de aprendizado online examina os dados de milhões de alunos e assim chega a resultados surpreendentes.
Neste ano, a presença do português e a crescente procura pelo coreano podem chocar e demonstram o crescimento dessas línguas pelo mundo afora. Já o inglês ficou novamente em primeiro lugar, tanto no ranking mundial quanto apenas dentro do Brasil. O espanhol ficou em segundo nos dois cenários.
Ficou curioso para saber qual o top 10 completo dos idiomas mais populares entre quem quer aprender uma nova língua pelos dados do Duolingo? Confira:
Top 10 idiomas mais populares em 2023
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Japonês
- Coreano
- Italiano
- Híndi
- Chinês
- Português
Razões para estudar diferentes línguas
Existem muitas razões para alguém praticar uma segunda ou terceira língua. Dra. Cindy Blanco, que é cientista sênior e editora-chefe de conteúdo de aprendizagem do Duolingo, destaca que os idiomas são uma ponte entre as culturas.
Afinal, se alguém vai fazer uma viagem a trabalho ou a passeio para outro país, saber falar a língua do local é uma grande vantagem. Ainda na questão das culturas, o mundo globalizado e a chegada de produtos de todo o mundo nos mais diversos países também ajudam a aumentar o interesse por certas línguas.
“Vimos o interesse no entretenimento coreano, como K-Pop e K-dramas, aumentar recentemente e isso se reflete nos dados do Duolingo. Podemos ver claramente a crescente procura pelo estudo da língua coreana, especialmente por parte dos alunos mais jovens”, exemplifica a profissional. Essa é uma situação bem parecida com a que ocorreu com outros idiomas asiáticos.
O inglês, que é o idioma número um para estudar em 122 países, também é bem procurado para fins educacionais ou profissionais. Para o português, conectar-se com pessoas (23%) e preparar-se para viajar (18%) são as principais motivações.