Comportamento

Tô nem aí! Saiba como não se importar com a opinião das pessoas

Você se preocupa com a opinião das pessoas? Psicólogo fala sobre autoaceitação e como deixar de se importar com que os outros pensam

Psicólogo explica como não se importar com a opinião das pessoas - Imagem: Shutterstock

Na busca pela aprovação do outro, muitas vezes, deixamos de fazer algo por medo da opinião das pessoas. Isso costuma acontecer, por exemplo, na fase da adolescência, ou vai me dizer que você nunca quis ser incluída naquele grupinho popular da escola, tal como acontece nos filmes colegiais?

De qualquer forma, viver em função do que os “outros vão achar” pode se tornar um problema a longo prazo. Então, como não se importar tanto com a opinião das pessoas? Na visão do psicólogo Romanni Souza, o primeiro passo é saber quem você é. “Parece simples, mas quando sei quem eu sou não importa o que o mundo lá fora diga sobre mim”.

O especialista afirma que é necessário analisar o que as pessoas estão falando sobre você para, então, entender se realmente considera isso verdade ou se é apenas você que está colocando expectativa demais em relação à opinião dos outros.

“Às vezes, a gente recebe críticas, cancelamento. Recomendo diferenciar o que tem a ver com a percepção do outro sobre você e o que tem a ver com o que realmente é. Por exemplo, se alguém disser que você é brasileiro, beleza, você sabe que é brasileiro. Agora, se lhe disser que é um idiota, e você não se considera um idiota, não tem porque ficar se importando com aquilo.”

O autoconhecimento ajuda a não se importar com a opinião das pessoas
O autoconhecimento ajuda a não se importar com a opinião das pessoas (Imagem: Shutterstock)

Quem é importante para você?

Outra sugestão dada pelo psicólogo é avaliar o grau de importância das pessoas que estão opinando na sua vida. Afinal, “ninguém pode te fazer sentir inferior sem que antes você se sinta inferior; ninguém pode te fazer sentir tristeza sem que antes você sinta tristeza; ninguém pode controlar a sua vida sem que antes entregue a sua vida ao controle de alguém. E trazendo essa reflexão, perceba que os sentimentos sempre são seus. Se alguém lá fora o deixou com raiva, essa raiva não é sobre o que aquela pessoa fez ou não fez. E sim sobre o sentimento que está sentindo”. 

Ainda de acordo com Romanni, ninguém controla a compreensão dos outros. No entanto, as pessoas podem, sim, se conhecer melhor, investindo em autoconhecimento. Assim, independente da opinião alheia, você conseguirá dormir tranquila sabendo da sua verdade e essência.

Opinião das pessoas x redes sociais

Romanni comenta ainda sobre como lidar com opiniões negativas nas redes sociais. “Recomendo apagar aquele comentário e continue sendo feliz. Se não fizer isso, quanto mais holofote der, a pessoa que fez o comentário ruim estará no controle da sua vida. Isso, claro, se a mensagem estiver te afetando”. 

Por fim, o psicólogo deixa uma dica: tenha empatia. “Talvez aquela outra pessoa não tenha a maturidade de compreender como você se sente. Enquanto não enxergar que pode transformar sua história para ter mais independência emocional, as pessoas vão lhe tratar como algum tipo de propriedade delas”.

Fonte: Romanni Souza, psicólogo pós-graduado em Neurociência.

Mais notícias como essa

Saúde

Você já comprou roupas novas e, ao vesti-las, sentiu sintomas de alergia? Saiba o que pode causar esse problema e como combater os sintomas

Finanças e Empreendedorismo

As comprar por impulso na Black Friday podem fazer com que muitas pessoas gastem mais do que podem, então é preciso ser consciente

Pets

Confira estratégias para tornar o processo de adestramento mais eficaz e prazeroso para o seu pet

Receitas

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o pão e explica como consumi-lo sem engordar

Sair da versão mobile