Conseguir se comunicar bem é muito importante em todas as áreas da vida, especialmente na profissional. Afinal, saber como passar credibilidade durante uma conversa pode fazer muita diferença no quão você se dá bem em um trabalho ou em uma tarefa específica.
Isso sem contar que, de acordo com um levantamento recente do Pumble sobre estatísticas de comunicação no local de trabalho para 2024, 86% dos funcionários e executivos culpam a falta de uma boa comunicação como a principal causa de falhas no local de trabalho. Assim, é realmente importantíssimo saber se comunicar melhor.
Mas como fazer isso? Segundo Mara Leme Martins, PhD. e Vice Presidente do BNI Brasil, existem alguns comportamentos-chave que você pode usar para melhorar suas habilidades de conversação e passar mais credibilidade, tanto em palestras quanto no dia a dia no trabalho.
Confira quais são as dicas da profissional a seguir:
Preparação e conhecimento do conteúdo
Antes de qualquer conversa, é fundamental preparar-se e estar por dentro do assunto a ser abordado. Isso porque a segurança transmitida pelo domínio do conteúdo é percebida e valorizada pelos interlocutores.
Inclusive, um estudo da consultoria Gallup revelou que apenas três em cada dez pessoas confiam plenamente em seus líderes, destacando a importância da preparação para construir credibilidade.
Assertividade e clareza na comunicação
Quando você se expressa de forma confiante e direta, consegue passar a sua mensagem sem ambiguidades. Porém, lembre-se de que assertividade não é a mesma coisa que agressividade, então saiba como não passar desse ponto.
Empatia e escuta ativa
Essas duas posturas permitem que você se coloque no lugar do outro e entenda suas perspectivas e necessidades, prestando atenção genuína ao que está sendo dito, sem interrupções ou julgamentos precipitados. A empatia e a escuta ativa demonstram respeito e interesse pelo interlocutor e pelo que ele está apresentando.
Ao mostrar empatia e escuta ativa durante conversas, é mais fácil que as outras pessoas tenham empatia com você também e acreditem mais no que você diz.
Expressão não verbal
Não é apenas o que você diz que faz diferença na hora de entender como passar mais credibilidade – a linguagem corporal também é essencial. Assim, mantenha uma postura aberta, contato visual e gestos apropriados. Isso transmite confiança e engajamento.
Fechamento com impacto
Ao fim da conversa, é importante reafirmar a mensagem que quer passar. Dessa forma, resumir os pontos-chave discutidos e destacar os próximos passos ou ações a serem tomadas, por exemplo, reforça sua credibilidade perante o interlocutor.
