Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja qual a ideia do tempo de chão, trend do TikTok
Veja qual a ideia do tempo de chão, trend do TikTok - Shutterstock

Comportamento

Postar vídeos deitado no chão vira tendência no TikTok; entenda

Especialista explica por que muitas pessoas dizem nas redes sociais gostar ou precisar do chamado “tempo de chão”

Nos últimos tempos, surgiu uma tendência no TikTok que, à primeira vista, pode parecer meio estranha para algumas pessoas. Os usuários da rede social têm publicado vídeos seus deitados no chão, dizendo que curtem passar parte do dia dessa forma e que isso faz com que se sintam melhor.

É o chamado floor time, ou tempo de chão. Ele consiste, basicamente, em se deitar no solo por um tempo e, segundo os usuários, ajuda em momentos de cansaço, estresse ou mesmo na busca por criatividade e reflexão. Apesar de essa técnica não ser novidade e, inclusive, ser usada na yoga, virou sucesso após muitas pessoas aderirem a ela e mostrarem na rede social.

Segundo o psicólogo Alexander Bez, isso também pode ter o nome de “tempo de descanso mental”, e o fato de ser no chão não é o mais relevante.

“O mais importante, nesse caso, é a questão da pessoa se conectar com ela mesma e se permitir. Psicologicamente falando, a posição que a pessoa vai ‘tirar esse tempo de descanso’ também não importa tanto. O que vale realmente é como ela vai conseguir se conectar com ela mesma”, explica.

Nesses momentos de descanso, a pessoa consegue, de acordo com o psicólogo, avaliar tudo o que está acontecendo ao seu redor e identificar o que precisa mudar na sua vida.

Uma necessidade atual

Alexandre comenta que esse tempo de chão ou tempo de descanso é muito necessário atualmente. “Estamos em um século XXI cada vez mais conectado, cada vez mais recheado de aplicativos, onde sempre tem uma rede social nova. Então essa conexão, o fato de se permitir sair da sua órbita diária, se torna essencial”, diz.

Assim, essa pausa na rotina corrida vai até ter um efeito terapêutico de descansar a mente e, consequentemente, o corpo. Lembrando que esse vai ser um efeito diferente daquele obtido na terapia em si.

Por fim, o psicólogo salienta que praticar essas ações pode ser ótimo para a saúde mental, mas ele não vai tratar sintomas. Então, se for o caso de sintomas mais severos, é necessário procurar um especialista.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos