Uma das datas mais importantes do calendário religioso, a Páscoa será celebrada no último domingo de março. A festividade é celebrada anualmente em uma data móvel, que varia de ano para ano.
A Páscoa cristã relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em 2024, a Páscoa será comemorada no dia 31 de março, mas você sabe por que essa data muda a cada ano?
Por que a Páscoa sempre muda de data?
A data da Páscoa foi definida pela Igreja Católica durante o Concílio de Nicéia, em 325 d.C., com o objetivo de unificar a celebração da ressurreição de Cristo. Assim, ficou decidido que a data da festividade seria determinada da seguinte maneira:
- A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte.
Lembrando que o equinócio de primavera, no hemisfério norte e do equinócio de outono, no hemisfério sul, acontece sempre entre 20 e 21 de março. Sendo assim, as datas da Páscoa cristã nos próximos quatro anos serão:
- 2025: 20 de abril
- 2026: 5 de abril
- 2027: 28 de março
- 2028: 16 de abril
Origem da celebração
A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada pessach (passagem, em hebraico). Ela relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é celebrada de acordo com o calendário judeu.
A Páscoa comemorada pelos cristãos, por outro lado, relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Cristo. A ressurreição do mártir é um dos principais pilares da fé cristã, o que evidencia a importância dessa festividade para a religião.
Na celebração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.