Um dos assuntos mais falados desta semana é sobre a ‘Millennial pause’, também conhecida como ‘pausa dos millennials’. O assunto ganhou força no TikTok e, após viralizar, foi parar até mesmo em tabloides internacionais. E se você ainda não entendeu essa trend, chegou a hora de conhecê-la!
Basicamente, tudo começou por conta da cantora Taylor Swift — curioso, né?! Isso porque a artista, de 32 anos, pertence à geração Millennial e foi observado uma curiosidade em seus últimos vídeos: antes de começar a falar, ela faz uma pausa de alguns seguros — daí o nome ‘Millennial pause’.
Mas o mais interessante é o motivo dessa espera: a tecnologia! Afinal de contas, quando essa geração era adolescente, as tecnologias ainda não eram tão avançadas quanto agora e era preciso um tempinho para checar se a câmera estava mesmo gravando antes de falar.
Gerações X tecnologia
Apesar de meme, essa mudança tecnológica entre as gerações pode até esconder uma discussão mais séria, sabia? Isso porque, segundo o psicólogo Fernando Ferreira, é sempre bom lembrar que os millennials nasceram junto com a internet e foram evoluindo com ela. Já a Geração Z, nasceu imersa nessa tecnologia — e isso traz alguns pontos nem tão bons assim.
“Há dois fatores que podem afetar negativamente esses jovens: o uso excessivo das redes, principalmente como forma de evitar momentos de ansiedade, se refugiando e evitando situações sociais; e o uso enviesado, levando às comparações negativas ou até publicações de dor emocional”, adverte o psicólogo.
Ainda de acordo com ele, vale destacar que o uso adequado das tecnologias é bastante positivo. Entretanto, com todos esses avanços, é comum ver as gerações experimentando uma “overdose de informação”, devido a tantos conteúdos que agora são possíveis.
Então, talvez uma pequena pausa não seja assim tão ruim, não é mesmo? Curtiu o assunto? Confira um resumo sobre a millennial pause neste vídeo!
Fonte: Fernando Ferreira, psicólogo especialista em ansiedade.