Em um mundo onde as relações interpessoais desempenham um papel relevante na vida profissional, a habilidade de se expressar com clareza e confiança se tornou algo extremamente importante.
De acordo com Fernanda de Morais, fonoaudióloga mentora e especialista em comunicação e oratória, ter uma boa dicção é uma habilidade essencial para profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho.
“Líderes e indivíduos que ocupam posições de destaque frequentemente são reconhecidos não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por sua capacidade de comunicação eficaz”, comenta.
Pensando nisso, a especialista trouxe algumas dicas práticas que podem ajudar a melhorar a sua dicção e aprimorar a sua expressão oral. Confira!
1. Preste atenção no seu ouvinte
Tenha consciência da possibilidade de melhorar a sua dicção. Preste atenção no seu ouvinte durante uma conversa e avalie se ele entende claramente o que você diz ou se faz expressão de dúvida.
2. Assista a si mesmo
Grave-se com o celular e depois analise se os seus dentes aparecem quando fala. Se a resposta for sim, é sinal de que sua dicção está boa.
3. Leia em voz alta
Faça leitura em voz alta, com variação na entonação, pausas adequadas e clareza na articulação.
4. Faça exercícios
Dedique seu tempo para fazer exercícios específicos para melhorar a dicção. Veja alguns exemplos a seguir:
- Abra a boca exageradamente e feche (2 séries, 10 repetições).
- Estale sua língua sem movimentar o queixo (2 séries, 10 repetições).
- Fale as vogais exagerando na movimentação da boca: A, E, I, O, U (3 vezes).
Consulte um especialista
Todas essas dicas podem ajudar a melhorar a sua dicção. Porém, vale ressaltar que problemas de dicção podem estar associados a questões mais complexas. Por isso, se você sente que as pessoas têm dificuldade para entender o que você diz, consulte um fonoaudiólogo para identificar a causa por trás dessa dificuldade.