Em 8 de dezembro se comemora, no Brasil, o Dia da Família. Com o objetivo de homenagear e celebrar as famílias, relembrando a sua importância, a data foi instituída pelo Decreto nº 52.748, de 24 de outubro de 1963.
Mas por que essa comemoração é tão importante? E o que fazer para celebrar a data? Confira a seguir:
Importância da data
Apesar de o Dia da Família não ser tão conhecido quanto o Dia das Mães ou o Dia dos Pais, por exemplo, essa é uma data extremamente importante. Afinal, ela reconhece os mais diversos modelos de família que, em muitos casos, podem acabar se sentindo excluídas nessas outras datas comemorativas.
Com isso, a data ajuda na evolução do conceito de família, que pode contar com uma mãe solo, um pai solo ou cuidadores ou ser formada por casais homoafetivos, por exemplo. Até porque a família não depende de laços sanguíneos, mas sim do amor entre os seus membros.
Como comemorar o Dia da Família?
As possibilidades para se comemorar o Dia da Família são infinitas – o que vale, nesse caso, é soltar a criatividade e apostar em uma celebração que faça sentido para a sua família. Porém, se você está sem ideias, existem algumas sugestões de atividades para a data que podem te ajudar. Veja:
Refeições em família: que tal um café da manhã, almoço ou jantar especial para a data? Aposte nos pratos preferidos dos membros da família e torne a refeição um momento superespecial.
Comemorações fora de casa: se a sua família gosta bastante de sair de casa, essa pode ser uma ótima programação para a data. Ir ao cinema ver um filme interessante, passear no parque, fazer um piquenique, ir a algum lugar que vocês sempre quiseram visitar… todas essas são opções para a celebração.
Atividades no lar: já se a sua família curte mais se divertir dentro de casa mesmo, não tem problema – também são várias as opções nesse sentido. Vocês podem, por exemplo, maratonar uma série na TV ou jogar jogos de tabuleiro.
Presentes: apesar de passar um tempo com a família nesse dia ser o mais importante, presentes também podem ser muito bem-vindos na data. Inclusive, vocês podem até tornar a entrega de presentes mais divertida e fazer um amigo secreto em família, viu?