Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Choro no primeiro dia de aula é algo comum, diz especialista
Choro no primeiro dia de aula é algo comum, diz especialista - Foto: Shutterstock

Comportamento

Choro no primeiro dia de aula é normal? Especialista responde

Saiba como apoiar a criança na primeira ida à creche ou escola para que ela possa passar por essa experiência de um jeito tranquilo

A primeira vez dos filhos na escola é um momento muito importante e aguardado pelas famílias. Entretanto, a ansiedade da separação no primeiro dia de aula pode deixar algumas crianças assustadas e com medo de encarar a novidade, fazendo com que elas chorem no colo dos pais. 

De acordo com a pedagoga e coordenadora do curso de pedagogia do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Simone Martiningui Onzi, é natural que a criança chore ou faça birra diante de experiências como essa, justamente por ser um cenário novo e desconhecido para ela. 

“A primeira ida à escola, por exemplo, significa passar menos tempo em casa e com a família, que é uma situação conhecida e confortável para a criança. Ou seja, ela pode estranhar e sentir a ‘perda’ disso de forma negativa”, explica ela. 

Crianças que já vão à escola

Com as crianças que já frequentam a creche ou escola, no entanto, a situação é um pouco diferente. No caso delas, o choro no primeiro dia de aula é causado pela dificuldade em retomar a rotina após as férias, algo que ocorre também com os adultos. Por isso, o apoio dos pais é importante nesse processo. 

“Os pais possuem papel fundamental na adaptação de seus filhos na escola. Eles podem auxiliar inserindo-os no contexto da vida da família. Quando a criança retorna para casa, é importante sempre perguntar e ouvir atentamente sobre o dia dela na escola, interagindo com a importância do momento e valorizando a experiência para a criança”, afirma.  

Do mesmo modo, os responsáveis precisam evitar dizer que a criança deve ir à escola por “obrigação”. Também não devem se referir ao espaço de forma depreciativa na frente dela. Ou, ainda, conectar a escola como recompensa positiva ou negativa de alguma atitude que o pequeno teve em casa.

O que fazer se meu filho não parar de chorar? 

De acordo com a pedagoga, os pais devem acolher e validar o sentimento dos filhos e tentar convencê-los de que a ida ao primeiro dia de aula também pode ser prazerosa e divertida.

“A criança não tem a nossa maturidade. Por isso, é importante demonstrar que tudo bem chorar, pois é uma situação nova, já que todos vão aprender junto a lidar com esse sentimento. E que é normal se sentir apreensivo, que você, enquanto criança também teve seus momentos de chorar por conta do desconhecido, mas que conseguiu superar. Desta forma, você conseguirá incentivar a criança a superar esse momento junto também”, orienta.

A parceria família, escola e educador também é fundamental para a adaptação da criança no ambiente escolar. Isso porque é nesse alinhamento de responsabilidades e olhares de acolhimento que os pais conseguirão adaptar o pequeno ao ambiente.  

“O pedagogo, junto a escola e família, irá também acolher o sentimento da criança, auxiliando de diferentes formas para mostrar que o ambiente da escola é lúdico e prazeroso, por meio de atividades de integração entre professor e estudantes, bem como apresentando a instituição e diferentes possibilidades de interação entre todos”, finaliza.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento