Nada como um banho de chuveiro relaxante para recarregar as energias depois de um longo dia de trabalho e estresse, não é? Mas além de ajudar a relaxar, você sabia que esse momento também pode estimular a criatividade?
Isso mesmo! Não é incomum ouvirmos relatos de pessoas que tiveram grandes ideias durante o banho. A cantora Ludmilla, por exemplo, revelou em entrevista à Sabrina Sato, em 2020, que a maioria de suas músicas começaram a ser escritas no chuveiro.
“Eu sempre trago meu celular para dentro do banheiro e deixo aqui, porque às vezes eu estou embaixo do chuveiro, cantando, tomando banho e do nada vem uma inspiração”, disse.
O que causa o “efeito chuveiro”?
O pós PhD neurocientista, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, explica que uma das razões por trás desse “efeito” está no fato do banho — sobretudo o banho quente — ser uma ação relaxante, que aumenta a produção de dopamina.
Segundo ele, o banho induz a liberação do neurotransmissor que — entre suas várias funções — impulsiona a criatividade, fazendo as ideias fluírem. “O nível de impulso criativo é de acordo com a atividade das vias dopaminérgicas no sistema límbico. E o banho é um gatilho para o aumento do fluxo de dopamina”, explica.
Além disso, por ser uma ação simples do cotidiano, o banho não exige tanto da nossa atenção, deixando a nossa mente “livre” para vagar e fazer novas associações, ativando áreas diferentes do cérebro.
“Normalmente, nossa atenção tende a ser direcionada para fora, o que é natural e relacionado ao instinto. Isso nos faz focar nas dependências do cotidiano”, esclarece.
Assim, se você anda precisando “clarear as ideias” para resolver problemas ou apenas diminuir o cansaço depois de um dia difícil, talvez tomar uma boa ducha possa vir a calhar.