Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O câncer de mama também impacta a saúde emocional da mulher
O câncer de mama também impacta a saúde emocional da mulher - Foto: Shutterstock

Comportamento

Acolhimento e cuidado fazem a diferença na luta contra o câncer de mama

Apoio da família, amigos e suporte dentro do ambiente de trabalho são essenciais para as pacientes que enfrentam o câncer de mama

Descobrir o câncer de mama costuma causar muitas dúvidas, medos e incertezas nas mulheres. Por isso, ter uma rede de apoio nesse momento tão delicado é extremamente importante para encarar a doença e superá-la.

“Quando recebemos um diagnóstico como este é preciso ser forte. É preciso, na verdade, ser muito forte”, avalia Cynthia Nadja de Oliveira, diagnosticada com um nódulo na mama esquerda, em março de 2020.

Cynthia Nadja de Oliveira celebra as vitórias na batalha contra a doença
Cynthia Nadja de Oliveira celebra as vitórias na batalha contra a doença – Foto: Divulgação

Na época, a pandemia de Covid-19 estava no início e, em razão das medidas de isolamento social, Cynthia teve que se distanciar da família e dos amigos. Mas isso não impediu que ela recebesse o acolhimento que precisava.

“Foi, sem dúvida, o momento mais difícil desta jornada. Tinha o diagnóstico em mãos e precisava compartilhar com as pessoas mais importantes da minha vida. Precisei de muita resiliência para dividir essa dor com a minha mãe e as minhas irmãs, sem poder abraçá-las”, conta.

Apoio de todos os lados

De acordo com Cynthia, o suporte e a assistência que encontrou no ambiente de trabalho também foram determinantes para o sucesso na luta contra o câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

“Quando comuniquei o diagnóstico recebi um apoio importante do time de gestão de pessoas e isso foi fundamental para que eu me sentisse acolhida, cuidada e protegida. Me senti forte e também privilegiada diante de tanto carinho para superar os desafios que ainda estavam por vir”, relata.

Suporte ajudou no tratamento contra o câncer de mama

Hoje, mais de dois anos depois do começo do tratamento, Cynthia conta que foi submetida a quatro cirurgias: retirou a mama afetada, esvaziou a axila, fez harmonização da mama direita e implantou um expansor no seio afetado e, em novembro do ano passado, iniciou o tratamento oncológico com medicação oral.

Contudo, ela destaca que a vitória sobre a doença só foi possível graças ao suporte emocional que recebeu dos médicos, da família e dos colegas de empresa. “Eles estiveram comigo nos momentos difíceis e também estão ao meu lado hoje”, finaliza.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento