Atualmente, é difícil conhecer uma pessoa que não passe várias horas do seu dia no celular. E faz sentido – afinal, tudo está no smartphone, desde os aplicativos de conversa até os do banco. Esse aparelho faz parte da vida pessoal e profissional de quase todos.
Todavia, mesmo que o smartphone ajude em muitas situações, é preciso ter cuidado para não o usar de forma exagerada, o que tem acontecido muito hoje em dia. Um estudo da Data Reportal, inclusive, revela que uma pessoa fica, em média, cerca de sete horas conectada em frente às telas.
Segundo a gerente de marketing da Leapfone, Letícia Bufarah, ficar tanto tempo no mundo virtual pode causar prejuízos à saúde mental e física, incluindo problemas de sono, fadiga ocular, sedentarismo, isolamento social, ansiedade e impactos na concentração e produtividade. O uso excessivo desses dispositivos também pode contribuir para vícios digitais.
Assim, é muito importante tentar adquirir hábitos melhores e usar o celular de forma mais saudável. Mas como fazer isso? Confira a seguir as dicas de Letícia:
Estabeleça um tempo
Defina um tempo para usar o celular durante o dia. E pare de usar os dispositivos eletrônicos a partir de um certo horário da noite, já que eles podem atrapalhar a qualidade do sono.
Desconecte-se de vez em quando
Tem pessoas que, mesmo em momentos de refeições, encontros sociais ou lazer não conseguem deixar o celular completamente de lado. Entretanto, isso não é nada saudável. Aproveite sempre as conexões reais e os acontecimentos do seu dia. Nessas horas, deixe as notificações para lá!
Utilize aplicativos para controle
Se você acha difícil controlar o seu tempo de celular por si mesmo, os aplicativos podem ajudar! Existem alguns nos quais você pode colocar sua meta para o dia ou semana e ele vai te avisando quando você está chegando ao limite.
Promova conversas presenciais
Quando estiver com amigos ou familiares, faça um esforço consciente para se envolver em conversas presenciais. O contato olho no olho fortalece os laços interpessoais, proporcionando uma experiência mais rica e significativa.
Defina zonas livres de celular
Sabe aquele ambiente da sua casa no qual as interações humanas sempre acontecem, como a mesa de jantar? Ou aquele cantinho de leitura que acaba virando local para mexer no celular? Para usar o celular de forma saudável, você pode criar uma regra para si mesmo de não usar mais o smartphone ali.
Priorize a qualidade sobre a quantidade
Ao usar o smartphone para se comunicar, concentre-se na qualidade das interações. Evite a tentação de ficar constantemente conectado, respondendo rapidamente a cada notificação. Reservar tempo de qualidade para respostas mais ponderadas pode fortalecer os relacionamentos.