A leitura é extremamente benéfica em todas as fases da vida. Desde a infância, ela estimula coisas como a criatividade, a empatia, o respeito e o raciocínio. Na vida adulta, além desses, ainda há benefícios ligados à proteção contra doenças neurodegenerativas. Isso sem contar o entretenimento e a diversão que essa atividade pode trazer.
Entretanto, algumas pessoas, por mais que gostem de ler ou queiram começar essa prática com mais frequência, não conseguem desenvolver o hábito de leitura. Às vezes, parece faltar tempo ou os livros não prendem a pessoa o suficiente para que ela tenha vontade de continuar.
Então, no caso dessas pessoas, é impossível começar a ter esse hábito tão benéfico para a saúde? Não é bem assim! Com perseverança e a ajuda de algumas dicas, dá para, aos poucos, tornar a leitura uma rotina.
Confira 6 dicas nesse sentido nesse Dia Mundial do Livro (23 de abril) a seguir:
Reserve um tempo para ler todos os dias
Muitas vezes, por não conseguirem, em meio à rotina agitada, arrumar um tempo grande para ler, as pessoas acabam desistindo dessa atividade. Todavia, se você separar um tempinho todos os dias para isso, mesmo que sejam apenas 10 ou 15 minutos, vai ser mais fácil se dedicar e manter o hábito.
A quantidade de tempo pensada para isso vai depender de como é o seu dia a dia. Trace metas possíveis, para não se frustrar. Com o tempo, você vai naturalmente começar a separar mais tempo da sua rotina para a leitura.
Descubra assuntos interessantes para você
Não tente ler de cara os clássicos ou aqueles livros mais complicados e com linguagem difícil. Procure por assuntos que gosta. Se for ler ficção, pense nos tipos de história que costuma curtir em outros meios e veja se elas são de romance, fantasia, suspense, mistério etc. Já para livros de não-ficção, vá nos de assuntos que te interessem muito.
Sempre termine o capítulo
Há momentos nos quais não há como e acaba sendo necessário parar no meio de um capítulo. Porém, sempre que possível, não faça isso. Essa pausa pode fazer você ficar confuso e não compreender tão bem quando voltar á história, o que vai fazer você pensar que o livro é difícil e talvez até desistir dele.
Resuma o que leu
Se a sua dificuldade é porque não consegue assimilar o que acabou de ler e acaba esquecendo tudo, essa pode ser a solução. Escrever um resumo do que leu (principalmente se for à mão) fortalece a memorização.
Comece por livros mais curtos
Sabe quando você está lendo aquele livro enorme e, depois de dias, vê que ainda não chegou nem na metade? Isso pode desmotivar, ainda mais no caso de leitores iniciantes. Em vez de já ir direto para essas obras maiores, começe por aquelas com menos páginas e linguagem mais simples.
Uma dica, se você curtir, é começar por contos ou crônicas.
Descubra o seu formato de leitura preferido
Por mais que muitos leitores prefiram o livro de papel, por quererem tê-lo em formato físico, folhear suas páginas, sentir o cheiro etc., esse pode não ser o seu caso. Tem quem se adapte melhor aos e-books ou até aos audiobooks, e descobrir se esse é o seu caso é um passo importante para conquistar o hábito de leitura.