A síndrome do impostor é um fenômeno psicológico que afeta muitas pessoas em algum momento da vida. É ela que faz com que você sinta que é um fracasso ou uma fraude em alguma área, especialmente na profissional, mesmo quando conquista sucesso e reconhecimento.
Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e diretor do Instituto Suassuna, uma das razões para essas sensações é o atual mercado de trabalho, que exige constantes atualizações e faz os profissionais sentirem que estão sempre ficando para trás. “É fundamental compreender que todos têm áreas em que precisam melhorar, e isso não faz de você um impostor”, afirma.
Danilo também explica que o primeiro passo para vencer a síndrome do impostor é entender que ela existe. A partir daí, é possível tomar medidas para tentar diminuir esses sentimentos de incompetência e reconhecer mais as suas próprias conquistas.
Veja algumas dessas medidas que você pode usar para vencer a síndrome do impostor, de acordo com o profissional:
Compartilhe sentimentos com alguém de confiança
Escolher alguém de confiança com quem compartilhar seus sentimentos pode fornecer uma perspectiva valiosa sobre quem você é e o que você se tornou. Isso vai te ajudar a ver suas conquistas e qualidades como as outras pessoas veem.
No entanto, lembre-se que o objetivo não deve ser buscar elogios, mas sim obter uma visão sincera e objetiva de suas capacidades.
Estabeleça metas realistas
Muitas vezes, ao estabelecer metas irrealistas, os indivíduos se sentem frustrados e esquecem de valorizar as pequenas vitórias. Por isso, o melhor é criar metas menores e mais realistas.
“Manter um registro de suas realizações e sucessos ao longo do tempo também pode ser bom e servir como um lembrete visual do seu potencial e progresso. É fundamental valorizar esses marcos”, orienta Danilo.
Aprenda a aceitar elogios com gratidão
Muitas pessoas têm o hábito de se minimizar quando recebem elogios, por vergonha ou por não acreditar que eles sejam verdadeiros. Evite diminuir seu sucesso ou atribuí-lo a fatores externos. Treine reconhecer seus méritos e aceitar ser elogiado.
Busque feedback construtivo
Peça feedback honesto e construtivo de colegas de trabalho, mentores ou pessoas de confiança em sua rede. Afinal, não é porque você não deve se sentir como impostor que você não tenha realmente alguma área a melhorar profissionalmente.
Esteja aberto a críticas construtivas, pois elas são oportunidades de crescimento, porém sempre se lembrando do seu valor.
Eduque-se e treine continuamente
Investir em aprendizado contínuo e no aprimoramento de suas habilidades é essencial. “Quanto mais você aprender e se desenvolver, menos propenso será a sentir-se como um impostor, uma vez que terá mais confiança em suas capacidades”, finaliza o especialista.