Quem é apaixonado(a) pelo universo da leitura, sabe que os livros têm o poder de abrir janelas tanto para o mundo quanto para dentro de si mesmo. Considerando que obras podem fazer você viajar entre reflexões e mergulhar em conhecimento, que tal presentear a pessoa amada no Natal com essa seleção de cinco livros? Confira:
Queenie, Candice Carty-Williams
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Candice E Fox Carty-Williams (@candicec_w)
Eleito um dos 100 melhores livros de 2019 pela Time, a trama conta a história de Queenie Jenkins, jovem jamaicana-britânica e única mulher negra trabalhando em um grande jornal de Londres. Ao ver sua vida totalmente confusa após o fim do relacionamento com um parceiro branco, ela busca conforto em todos os lugares possíveis e se envolve com vários homens.
Ao tentar recuperar a autoestima, Queenie luta para enfrentar seus demônios e nos guia por uma aventura com tenacidade e humor incomparáveis, a fim de provar que a vida da mulher negra é tão importante quanto as outras.
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, Maya Angelou
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por leituras de um cronopio ? (@leiturasdeumcronopio)
A trama conta a história de uma garota negra, criada no sul por sua avó paterna, salva pela literatura. Maya escreve para exibir sua voz e libertar-se das grades que foram colocadas em sua vida. As lembranças dolorosas e as descobertas de Angelou estão contidas e eternizadas nas páginas desta obra densa e necessária, dando voz aos jovens que um dia foram, assim como ela, fadados a uma vida dura e cheia de preconceitos. Com uma escrita poética e poderosa, a obra toca, emociona e transforma profundamente o espírito e o pensamento de quem a lê.
Diácono King Kong, James McBride
Em setembro de 1969, o velho Diácono, atrapalhado, excêntrico e conhecido na vizinhança como Paletó, sai cambaleando pelo pátio do Projeto Habitacional Causeway no sul do Brooklyn, tira uma arma calibre 38 do bolso e, na frente de todo mundo, atira à queima-roupa no traficante local.
A obra traz uma trama divertida, perspicaz e surpreendente a partir do tiro em um traficante de drogas do Brooklyn e sob o olhar das pessoas que testemunharam o ocorrido.
Amar tá osso, Vanessa Bosso
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por ??? ?????? | Livros e Leituras (@semprelendobypri)
Quando o assunto é escolher namorado, Cléo tem certeza que tem o chamado "dedo podre". Por isso, decide fugir de relacionamentos por um tempo. Assim, ela se dedica de corpo e alma à clínica veterinária que tem em sociedade com sua irmã, a Franciscão, e sufoca o amor que existe dentro de si. Contudo, um tiroteio em uma calma manhã de domingo promete mudar para sempre a vida da veterinária.
Por todas nós - Conselhos que não recebi sobre luta, amor e ser mulher, Ellora Haonne
O primeiro livro de Ellora Haonne surge como aquela amiga que sempre nos ouve, entende e mostra, principalmente, que não estamos sozinhas em nossos sofrimentos diários e, portanto, precisamos questionar tudo aquilo que a sociedade impõe – sem julgamentos, padrões ou preconceitos.