Comportamento

5 dicas para quem tem medo de ir ao dentista superar isso

Odontofobia atinge milhões de brasileiros; especialista dá dicas essenciais para superar o medo de ir ao dentista

Vença o medo de ir ao dentista com essas dicas - Shutterstock

Para muitos, ir ao dentista é apenas mais uma ocorrência comum e necessária. Contudo, para quem sofre de odontofobia, o medo intenso de ir ao dentista, a experiência se torna desafiadora e angustiante. E isso é mais comum do que você pode imaginar, viu?

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, cerca de 14 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes, e aproximadamente 34 milhões tiveram a perda de ao menos 13 dentes. Isso é um reflexo de múltiplos fatores, incluindo o medo de tratamentos odontológicos.

A dentista Anna Karolina Ximenes, da IGM Odontologia para Família, explica que esse receio geralmente surge de experiências traumáticas anteriores, como procedimentos dolorosos ou atendimento inadequado. “O medo do dentista, na maioria dos casos, está associado à dor sentida em consultas anteriores”, comenta.

Porém, nos últimos tempos, a odontologia evoluiu muito, inclusive em relação às anestesias. Ou seja, as experiências são muito mais confortáveis, e é importante vencer o medo para conseguir cuidar melhor da saúde bucal.

Há também o caso de crianças que nunca foram ao dentista ou estão indo pela primeira vez, porém desenvolvem o medo mesmo assim. Para evitar isso, é interessante que o atendimento seja humanizado e lúdico.

“O trabalho dos odontopediatras foca no acolhimento e na adaptação progressiva da criança ao ambiente odontológico, o que ajuda a evitar traumas futuros”, explica Anna Karolina.

A seguir, a especialista dá dicas para quem tem medo de ir ao dentista vencer isso:

Procure um profissional de confiança

Escolher um dentista que tenha experiência no atendimento de pacientes ansiosos faz toda a diferença. Indicações de amigos e familiares podem ajudar nessa escolha.

Prefira momentos estratégicos

Se você nota que há horários do dia nos quais está mais ou menos relaxado, pense nisso na hora de marcar a consulta. Assim, você facilita que o medo não seja tão elevado no momento.

Pense na possibilidade de sedação  

Para quem tem medo extremo, clínicas que oferecem sedação consciente com óxido nitroso podem ser uma boa opção.

Leve um acompanhante

Para quem tem muito medo, ter alguém de confiança próximo, especialmente nas primeiras vezes, é bom. Isso traz mais segurança e tranquilidade.

Aposte na boa comunicação

Por fim, não hesite em comunicar ao dentista sobre a ansiedade e medo. Profissionais qualificados podem adaptar o atendimento para tornar a experiência menos estressante.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Vemos por aí muitas listas com ideias de presentes para dar no Dia das Mães, mas e aqueles que podem não ser uma boa...

Receitas

Nutricionista dá dicas de almoço para fazer em casa e se deliciar de forma saudável neste Dia das Mães; confira as opções

Saúde

Especialista explica de que formas o energético faz mal à saúde, se consumido em excesso; entenda os principais riscos

Saúde

Especialista explica causas, sintomas e soluções para quem sofre com sensibilidade dentária no dia a dia

Sair da versão mobile