O designer de interiores Ricardo Lopez conseguiu algo quase impossível: transformou uma cozinha de apenas 5,5m² predominantemente preta em um ambiente alegre e descontraído. Segundo Lopez, o objetivo era fazer do espaço algo integrado, cheio de vida e bastante moderno
Segredinhos
Segundo o designer, para evitar um espaço escuro, basta combinar o preto com cores vivas e escolher os revestimentos certos, além de planejar bem a iluminação: “Como tornamos o ambiente integrado e trabalhamos em uma iluminação distribuída, a cor preta não minimizou o ambiente”. Também foi usado o amarelo, que quebrou a monotonia do cômodo, e o revestimento prata na área molhada, escolhido para trazer mais modernidade.
Integrado
O designer conta que o apartamento inteiro tem 40m², sendo que 5,5m² foram reservados para a cozinha. Assim, foi necessário tornar o ambiente integrado para dar leveza e sensação de amplitude. Além disso, essa união possibilita a interação entre quem está cozinhado com os amigos e os parentes que estão na sala vendo TV e esperando a refeição.
Sem enjoar
Os objetos decorativos podem e devem ser trocados com certa periodicidade. O preto é uma cor neutra, embora seja ousada para ser utilizada em uma cozinha pequena. Então, sempre pense na possibilidade de trocar os objetos de decoração, mas não fuja muito da paleta de cores estabelecida pelo arquiteto.
Inox
“Os eletrodomésticos de inox estão em alta, eles combinam melhor com o preto utilizado, porém combinam com qualquer outro tom”, afirma o designer responsável pela obra.
Texto: Jussara Tec | Consultoria: Ricardo Lopez, designer de São Paulo – SP
LEIA TAMBÉM
- Cozinha reduzida: é possível otimizar e embelezar o ambiente. Saiba como!
- Inspiração: cores vivas e alegres mudam o estilo da sua cozinha!
- Cozinha organizada: confira dicas e ganhe mais liberdade para cozinhar