Casa & Decor

Liquidificador ou mixer: saiba a diferença entre os utensílios

Apesar de semelhantes, o liquidificador e o mixer têm sim suas diferenças; entenda como tirar o melhor proveito de cada um (COM VÍDEO)

O liquidificador e o mixer podem ser parecidos, mas há diferenças importantes entre eles - Shutterstock

Se você está pensando em comprar um liquidificador ou mixer novo para dar aquela turbinada na sua cozinha, provavelmente já teve dúvidas sobre quais as diferenças entre esses eletrodomésticos e qual deles se encaixa mais nas suas necessidades, não é mesmo? Até porque, à primeira vista, os dois itens podem parecer quase iguais em suas funções e usos.

Porém, eles têm sim algumas diferenças importante! Confira a seguir as principais características de cada eletrodoméstico e faça a melhor escolha na hora de comprar um desses eletrodomésticos para a sua casa:

Liquidificador

Queridinho da maioria dos brasileiros, o liquidificador é perfeito para os mais variados tipos de preparo. Além disso, a sua grande vantagem é seu poder de fragmentação rápida, principalmente para alimentos mais sólidos.

Por outro lado, se você está querendo deixar as receitas mais aeradas e fofas, por exemplo, o aparelho não é o mais apropriado, pois o processo de trituração não permite que isso ocorra.

Nesse sentido, o liquidificar é ideal para produzir misturas mais encorpadas, viu? Alguns alimentos e bebidas que o eletrodoméstico faz muito bem são sucos, vitaminas, caldos, sopas, molhos, massas de torta, panqueca, bolo e pudim.

Outras características importantes do item são:

  • Lâminas resistentes e muito afiadas;
  • O poder de triturar, picar, bater, processar e misturar diversos tipos de alimentos;
  • Copos com grande capacidade interna em materiais como plástico, vidro e inox;
  • Motor potente e várias velocidades.
liquidificador
O liquidificador é ótimo para triturar e bater diferentes tipos de alimentos - Shutterstock

 

Mixer

Já para tarefas que envolvam a aeragem, ou seja, o aumento do volume das misturas por meio da incorporação de ar, o mixer é a solução, viu? Ele é excelente para o preparo de molhos, como o pesto, sucos, purês, mousses ou até mesmo papinhas naturais, além de alguns modelos terem um fouet para bater claras em neve e outras massas leves.

O mixer ainda tem como vantagem o fato de ser portátil e não fazer muita sujeira. Porém, tarefas mais árduas, como triturar ingredientes duros, podem não ser tão bem realizadas pelo eletrodoméstico.

Veja mais características importantes sobre o mixer:

  • Prepara pequenas porções em tempo recorde;
  • Pode ser usado diretamente em copos, tigelas e panelas;
  • Tem fácil manuseio e limpeza;
  • Possui motor com rotação acelerada;
  • Tem de uma a duas velocidades.
mixer
O mixer é ideal para preparos que envolvam a aeragem - Shutterstock

 

E aí, conseguiu decidir se vai comprar um liquidificador ou um mixer novo para te ajudar na cozinha?

Não deixe de conferir o vídeo a seguir:

"

Fonte: Guia da Cozinha

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência