Casa & Decor

Uso de sabão em excesso pode danificar as roupas; entenda

O excesso de sabão pode causar acúmulo de resíduos, prejudicar a eficiência da limpeza e até mesmo encurtar a vida útil da máquina de lavar

Excesso de sabão pode estragar roupas e a máquina de lavar - Foto: Shutterstock

Ao lavar as roupas, é comum pensar que quanto mais sabão, mais limpas as peças ficarão. Mas é aí que mora o perigo. O excesso de produto pode ser extremamente prejudicial para os tecidos e até mesmo prejudicar o funcionamento da máquina de lavar, reduzindo a sua vida útil. 

Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, explica que quando é utilizado mais sabão do que o recomendado pelo fabricante, tanto do produto quanto da lavadora, ele tende a se acumular nas áreas imperceptíveis ou difíceis de higienizar das máquinas de lavar. Os resíduos geram acúmulo de espuma e podem obstruir as mangueiras e filtros, reduzindo a eficiência da lavagem e aumentando o risco de defeitos no equipamento. 

Em pouco tempo, esse acúmulo de sabão serve como uma espécie de incubadora caseira para mofo e bactérias, o que acaba desenvolvendo danos às peças do equipamento. Os resíduos acumulados também podem enfraquecer as fibras das roupas, tornando as peças menos resistentes ao uso e à lavagem. 

Siga as orientações do fabricante 

Além disso, o resíduo acumulado de sabão na máquina, devido ao uso exagerado do produto, pode causar desbotamento, principalmente nos tecidos coloridos, deixando assim as peças com uma aparência envelhecida. Por isso, respeitar a dosagem de cada produto é fundamental para a efetividade da lavagem das roupas. 

“Essas instruções são formuladas considerando não apenas a eficácia da limpeza, mas também a preservação das propriedades dos tecidos e a minimização do impacto ambiental. Ao seguir as orientações de dosagem e escolher produtos de qualidade, é possível garantir uma lavagem eficaz, mantendo a integridade das roupas e reduzindo o risco de irritações na pele”, diz Angelo Max Donaton. 

Segundo o especialista, em lavanderias self-service, por exemplo, os produtos são incluídos no ciclo contratado e possuem dosagem programada para cada tipo de lavagem, o que facilita na eficiência do processo. “O uso equilibrado de produto não apenas prolonga a vida útil das peças, mas também promove uma prática sustentável de cuidado com as peças e com o meio ambiente”, avalia Donaton.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

Apesar de a creatina ser um suplemento que pode ser indicado para a maioria das pessoas, é preciso saber como usá-la de forma eficiente

Casa & Decor

Na hora de trocar o colchão, é preciso escolher um que ofereça boa durabilidade e que seja mais adequado ao seu perfil

Saúde

Morte de macacos infectados por febre amarela no interior de São Paulo acende alerta para o risco de transmissão da doença

Sair da versão mobile