Casa & Decor

6 erros em um quarto que pioram a vida de quem tem alergia

Quem sofre com quadros de alergia ou com problemas respiratórios precisa redobrar os cuidados no local onde se dorme; veja dicas

Veja erros que podem agravar quadros de alergia e problemas respiratórios - Shutterstock

A umidade alta demais (acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde) é uma das maiores inimigas de quem tem problemas alérgicos e respiratórios. Afinal, ela não só pode ocasionar alergias e rinites, como também pode ser gatilho para sintomas de asma, dermatite atópica e até micoses pulmonares.

Por isso, é sempre importante evitar hábitos que possam deixar a umidade maior do que o recomendado dentro de casa, principalmente no quarto. Até porque, esse é um ambiente onde se passa bastante tempo por conta do sono. E é nesse momento que os problemas respiratórios costumam incomodar mais.

Para entender melhor como evitar esse tipo de situação, o biomédico Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria) listou os erros que mais prejudicam a vida de quem possui problemas alérgicos. Confira quais são a seguir!

Utilizar umidificadores ambientais

Sabe aquela máxima de que é bom deixar as janelas abertas para entrar ar? Pois é! Essa é realmente a melhor maneira de manter o ar úmido o suficiente, já que muito seco também é prejudicial. Por sua vez, umidificadores ou as bacias de água, podem deixar a umidade alta, ambiente que propicia a multiplicação de ácaros.

“A poeira doméstica é formada por cerca de 85% de escamas de pele humana que, aliada a umidade acima de 70% serve de um verdadeiro banquete para os ácaros. Estes vão produzir bolotas fecais que serão responsáveis por possíveis quadros alérgicos como rinites, gatilho para asma e dermatite atópica, além de propiciarem o aparecimento de bolores. Devemos dar preferência para desumidificadores ambientais, que retiram a umidade ambiental”, explica o biomédico.

Arrumar a cama na hora que acordar

É comum suar muito em dias de calor. Por isso, ao acordar, o ideal é deixar o quarto ventilando por 1 ou 2 horas para deixar evaporar. Ao arrumar a cama assim que se acorda, você favorece o surgimento de ácaros.

Usar o travesseiro por mais de 2 anos

Um travesseiro de dois anos é cerca de 1/3 formado de ácaros vivos, ácaros mortos e fezes de ácaros. Nesse sentido, eles devem ser trocados a cada dois anos.

Utilizar perfumes odorizantes nos colchões

Os perfumes “odorizantes” possuem grande percentual de água, o que aumenta a umidade local e facilita a vida de ácaros e de bolores.

Colocar o travesseiro no sol

Muitas pessoas colocam o travesseiro para secar no sol, mas essa não é uma boa ideia. Isso porque, o item fica com uma temperatura ideal para o acasalamento dos ácaros. Em vez disso, coloque o travesseiro em local ventilado e na sombra.

Usar tapetes ou carpetes

Os tapete e carpetes são grandes inimigos dos alérgicos, por juntarem muita poeira. De acordo com o Dr. Bactéria, mesmo limpando bem, o melhor é não os usar no quarto de quem tem alergia.

Mais notícias como essa

Astrologia

Será que você pode culpar o Mapa Astral por dar uma segunda chance no amor? Descubra se o seu signo está lista dos que...

Astrologia

Os nativos destes signos são os que mais combinam no amor, segundo a Astrologia. Será que você está entre eles?

Receitas

Exagerou nas bebidas no Ano Novo e está com ressaca? Saiba como resolver e evitar o problema das próximas vezes

Receitas

Você já experimentou purê recheado? Confira quatro receitas dessa delícia tão boas que chegam a dar água na boca

Sair da versão mobile