Todo ano, alguma tendência de decoração se destacam e se torna uma das mais amadas do momento. Em 2025, segundo a pesquisa anual Pinterest Predicts, a vez é da mistura de estilos diferentes em um mesmo ambiente, apostando no maximalismo, porém sempre com equilíbrio.
As combinações vão trazer elementos do estilo vintage, moderno, boho e chique ao mesmo tempo para fazer com que a geração X e os boomers se sintam em casa. Isso significa que, para fazer parte da tendência, basta utilizar combinações criativas, como poltronas rústicas em tons terrosos ao lado de tapetes em animal print e papéis de parede vibrantes.
Contudo, isso nem sempre é tão simples quanto parece. Afinal, para que essa mistura toda fique legal, e não exagerada, é preciso saber usá-la da forma correta. Para isso, separamos algumas dicas a seguir:
Como aplicar a mistura de estilos
A arquiteta Fernanda Garcia diz que, para seguir essa tendência sem errar, existem algumas dicas básicas: a primeira delas é encontrar elementos em comum entre os estilos.
Para quem gosta do estilo industrial e também do romântico, por exemplo, é possível adotar um ponto de conexão nas cores intensas e nas texturas. Em uma cozinha, de metal escuro com acabamentos rústicos podem ser combinados com bancadas de mármore e azulejos florais. Também é possível explorar os estilos em quadros para decorar, objetos decorativos e vasos de flores frescas para trazer o toque romântico.
Outra dica dada por Fernanda é utilizar as cores como guia. Em um quarto onde a cor das paredes é verde, os outros elementos do ambiente podem trazer estilos diferentes da mesma paleta de cores.
O mesmo pode acontecer com temáticas. Se o objetivo é criar um banheiro que traga a energia da floresta, os estilos diferentes podem ser usados para fortalecer a proposta. As paredes podem receber um papel de folhagens, as roupas de banho ganharem detalhes em animal print, e os armários terem puxadores que imitam elementos da natureza.
Atenção aos exageros
Como já mencionado, é preciso saber como usar a mistura de estilos na decoração em 2025 sem cair no exagero. E, segundo a arquiteta Priscila Tressino, a forma de fazer isso é saber quando parar nas combinações.
Para não criar ambientes desarmônicos, a profissional aponta ser importante evitar escolher duas estéticas que não possuam características similares ou pontos em comum. Essa diferença pode ajudar a criar um ambiente onde os elementos briguem entre si, criando um desconforto visual.