Para obter uma noite de sono reparadora, precisamos adormecer em um quarto escuro. Isso porque a luz dentro do ambiente pode ser prejudicial para a qualidade do sono. Além de diminuir os níveis de melatonina (o hormônio que induz o sono), ela pode prejudicar a glicose e a regulação cardiovascular, aumentando o risco para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Veja outros malefícios:
- Interrompe o sono, prejudicando o metabolismo;
- Traz sensação de cansaço, mesmo após uma noite de sono completa;
- Nas crianças, pode prejudicar o desenvolvimento;
- Impede o corpo de relaxar e pegar no sono.
Assim, é importante escurecer o quarto antes de dormir, apagando as luzes e evitando o uso de telas como computadores, celulares e tablets, pelo menos uma horas antes de ir para a cama para que o corpo possa se preparar para adormecer.
Já para impedir a entrada de luminosidade natural, você pode investir em uma cortina corta luz, recomenda a especialista Tatiana Hoffmann, gerente de produtos da Bella Janela. “Optar por deixar pouca ou nenhuma luz e diminuir os estímulos sonoros ajudam a descansar com mais facilidade e manter seu organismo saudável”, defende a gerente.
Opções de cortina corta luz
Durável e resistente, a cortina corta luz é uma ótima opção para garantir mais tranquilidade durante o sono, diminuindo os estímulos luminosos. De acordo com Hoffmann, atualmente é possível encontrar diferentes tipos de cortina corta luz no mercado. O blackout 100%, por exemplo, é fabricado em PVC e bloqueia totalmente a incidência de luz nos ambientes.
Além deste, existe também o corta luz em tecido que consegue bloquear em média 70% da luminosidade, formando um produto único, que facilita o descanso e oferece um toque de modernidade. Outra opção é o corta-luz tecido 100%, que também impede a luz, deixando o ambiente ainda mais escuro, favorecendo a qualidade do sono.