Nos últimos tempos, as pessoas têm se preocupado cada vez mais em ter uma alimentação mais saudável. E, para isso, além de comprarem menos produtos industrializados e cozinharem mais no dia a dia, muitos estão pensando em criar a sua própria horta em casa.
Afinal, como ser mais saudável do que os alimentos fresquinhos saídos direto de uma horta, não é mesmo? Porém, alguns desistem mesmo antes de tentar por não saberem como fazer isso ou começam, porém percebem que as plantações parecem não crescer tão fortes ou saudáveis quando se esperava.
Assim, é preciso saber, antes de plantar, algumas dicas que vão aumentar as chances de sucesso na sua horta em casa. Quer saber quais são elas? Veja 4 separadas por Giulliano Chinchio, consultor de ferramentas para jardinagem, agricultura e construção civil:
Local ideal
Se você fizer sua horta em um local inadequado, é provável que ela não vingue muito. O ideal é um ambiente com meia-sombra e que, mesmo nos horários mais quentes, não fique completamente exposto ao sol.
Quais espécies plantar
Os tipos de hortaliças mais comuns são agrião, couve, alface, abobrinha, chicória, rúcula, cenoura, tomate e mandioca. Plantas aromáticas, como cebolinha, salsinha, hortelã, pimenta e manjericão, também são uma ótima aposta para ambientes internos.
“Além disso, é importante checar qual a área de cultivo disponível e procurar hortaliças que se adaptam ao espaço reservado”, acrescenta Giulliano.
Como evitar invasores sem agrotóxicos
Muitas pessoas criam uma horta em casa justamente para não comer os alimentos com agrotóxicos. Porém, e quando aparecem insetos e ervas daninhas?
Sobre as ervas daninhas, é preciso retirá-las manualmente. Afinal, elas roubam nutrientes e fazem sombra, o que é ruim para as outras plantas. Já os insetos podem ser controlados de forma natural ou artificial, todavia apenas quando realmente necessário. Ou seja, quando fazem mal às plantas, como é o caso das aranhas e dos escorpiões.
Adubo caseiro
A fim de garantir a prosperidade da sua hortinha, é importante fazer um adubo caseiro! Para isso, faça um buraco na terra e jogue restos de folhas, cascas de frutas e ovos. Em seguida, tampe com terra e jogue água duas vezes por semana.
Por fim, para verificar se o adubo está pronto para ser usado, insira uma chapa estreita de metal até o fundo do recipiente e deixe por cerca de 10 minutos. Se, ao retirar a chapa, o metal estiver frio, o adubo pode ser usado na horta.
Fonte: Guia da Cozinha