O piso é uma parte muito importante de uma residência, tanto do ponto de vista funcional quanto do estético. Afinal, se ele estiver riscado ou sujo, pode comprometer todo o visual do ambiente. No entanto, para poder mantê-lo sempre brilhando, é preciso saber como limpar cada tipo de piso.
“É fundamental saber como limpar cada tipo de piso para que as suas superfícies não sejam danificadas e eles não percam suas características originais”, explica Jefferson de Paula Cruvinel, especialista em limpeza e franqueado da Maria Brasileira, rede de limpeza residencial e empresarial em Aparecida de Goiânia (GO).
Os materiais mais comuns são porcelanato, madeira, laminado, vinílico, cerâmica, ardósia, mármore, granito, cimento queimado e o antiderrapante. Mas como limpar o piso de cada um deles?
A seguir, o especialista indica os produtos e técnicas ideais para cada um deles:
Porcelanato
O piso queridinho dos brasileiros é resistente e elegante. Por conta da baixa absorção de água, é ideal para ambientes com presença de umidade, como banheiros e cozinhas.
“Para a limpeza do dia a dia, basta misturar num balde 3 litros de água e 20 ml de detergente neutro. Utilize um pano de chão e o rodo para a aplicação. Depois repita o procedimento passando apenas o pano umedecido com água para retirar o excesso do produto”, diz Jefferson.
Ele ainda completa que, se ele estiver engordurado, você deve substituir pelo desengordurante e use água morna para potencializar o efeito do produto. Este mesmo processo pode ser realizado em superfícies de cerâmica.
Mármore
Esse piso pode até ser um dos mais elegantes, mas pede atenção redobrada. Seu material é poroso e tem alta capacidade de absorção. Portanto, produtos muito concentrados, corrosivos ou gordurosos não são indicados.
“Para limpá-lo, primeiro tire toda a poeira com a ajuda de uma vassoura ou aspirador. Dilua 5 colheres de sopa de detergente de coco em um recipiente com 5 litros de água e esfregue o chão. Em seguida, passe um pano limpo umedecido em água para tirar todos os resíduos da solução e seque bem”, ensina o especialista.
Granito
Trata-se de uma pedra nobre que traz um ar elegante à decoração, além de higiene e prática na limpeza, usado tanto em áreas internas como externas.
“Aplique um selador para evitar que os líquidos sejam absorvidos danificando a superfície. Nunca use produtos abrasivos ou muito ácidos na limpeza deste material. Faça uma mistura com detergente líquido neutro e água, limpe toda a superfície e enxague com água abundante para remover todos os resíduos”, explica Jefferson.
Madeira
Saber como limpar esse piso é muito importante para garantir a sua durabilidade. Seja em tacos, tábuas ou laminados, jamais utilize produtos abrasivos, álcool ou querosene.
“Além de danificar a superfície, estes produtos podem remover o verniz do piso. Utilize uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó para remover a sujeira de toda a extensão do piso. Em seguida, dilua um limpador para pisos de madeira (confira o rótulo e use a medida recomendada pelo fabricante) e água morna em um recipiente. Passe no chão com um pano levemente úmido. Faça movimentos circulares e finalize secando bem”, diz o profissional.
Vinílico
Por se tratar de um piso de PVC, ou seja, plástico, ele é mais fácil de lavar. “A única coisa que pode acontecer é soltar a cola, mas se for o caso, basta colar novamente”, destaca Jefferson.
Para a limpeza, prepare uma mistura de água e detergente neutro. Pegue um pano limpo, mergulhe-o nessa solução, passe por toda a extensão do piso com a ajuda de um rodo e finalize secando bem.
Cimento queimado
Econômico e resistente a impactos, esse piso necessita de alguns cuidados para que permaneça em bom estado. “Se ele recebeu uma camada de polimento ou um tratamento de impermeabilização com resina, então basta detergente neutro com água para limpá-lo”, explica Jefferson.
Se for necessária uma limpeza mais pesada, utilize um detergente desincrustante, mas verifique no rótulo se pode ser aplicado nesse tipo de piso.
Antiderrapante
Esses pisos são cada vez mais populares nas casas por conta de seu baixo custo, resistência e durabilidade.
“Para iniciar a limpeza, primeiro remova a poeira. Encha um recipiente com água morna e um limpador de concreto, facilmente encontrado em lojas de material de construção, e misture bem. Troque a água quando ela estiver turva. Finalize passando um pano seco ou deixe que ele seque naturalmente”, ensina Jefferson.
Dica extra
Por fim, mesmo quando você comprar um produto no mercado que seja específico para um material, não é o melhor aplicá-lo diretamente no piso.
“Dilua em água, mesmo que em pouca quantidade, para evitar manchas. Sempre retire o excesso do produto e finalize passando um pano seco e macio. E, claro, faça um teste num pequeno espaço do piso para ver como o produto reage, antes de aplicar em todo o ambiente”, finaliza o especialista da Maria Brasileira.
