Em períodos de baixas temperaturas, os edredons e cobertores costumam ser nossos melhores aliados. Apesar de serem protagonistas de períodos mais gelados, como no inverno, essa dupla já vem sendo utilizada por muita gente no outono. Até porque, com dias mais frios, essa acaba sendo a melhor maneira de se aquecer.
Então, que tal retirar os edredons e cobertores do armário para higienizá-los? Por serem peças pesadas, elas precisam ser lavadas com bastante antecedência. E para te ajudar, o CEO da rede de lavanderias Lavô Angelo Max Donaton, listou algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira:
Atenção para as instruções
Todos os edredons e cobertores possuem etiquetas que indicam a forma correta de lavagem. Seguir essas instruções é fundamental para garantir a integridade dos itens e, assim, evitar danos. “A maioria das peças podem ser lavadas e secas em máquinas, basta ter atenção nas etiquetas. Para a efetividade da lavagem, é indispensável respeitar também a capacidade do cesto medidor”, diz Donaton.
Armazenamento correto
Quando o inverno acabar, não se esqueça de guardar corretamente as peças para o próximo ano. Afinal, isso também é importante para que elas durem bem. “Os sacos de TNT fazem toda diferença na hora de guardar o que só vai ser usado meses depois. Esse material, além de evitar o acúmulo de pó, permite a ventilação do tecido. É bacana, às vezes, abrir as portas dos armários para que ventile um pouco. Esse intervalo pode ser a cada dois meses”, explica o especialista.
Opte por lavanderias
Segundo Angelo, uma maneira prática e rápida de realizar as lavagens são as lavanderias. “Ao optar por esse serviço, o usuário economiza tempo. Isso porque ele tem a opção de lavar e secar na mesma lavagem, o que agiliza todo o processo, já que não há a necessidade de colocar no varal ou até mesmo depender de sol, ou vento para secar”, afirma Donaton.