Montar o primeiro quarto do seu filho é um momento muito importante na vida dos pais. Tudo é decidido com muito cuidado para compor o local no qual a criança vai passar uma boa parte de seus dias.
Porém, decorar um quarto infantil pode ser uma tarefa mais complexa do que parece. Não se trata apenas de escolher móveis e objetos bonitos – é preciso que tudo no ambiente seja pensado para ajudar a criatividade e a imaginação do pequeno florescer. Isso sem deixar de lado o lado mais prático do cômodo e o seu conforto.
Com esses detalhes em mente, a Construtora Patriani, junto das arquitetas Verônica Montagnini, Dafny Freire e Thalita Berzuini, separou dicas para a decoração de um quarto infantil perfeito. Veja:
Cores com significado
As cores podem fazer uma grande diferença no ar que um ambiente passa, e isso tem um papel importante até no desenvolvimento infantil. Tons suaves, como azul e verde, auxiliam no relaxamento e promovem serenidade. Já cores vibrantes, como laranja e amarelo, têm papel nas habilidades criativas e aprimoram o raciocínio lógico.
Misturar um pouco os dois tipos de tons também é uma boa ideia, para desenvolver igualmente esses dois lados da criança.
Equilíbrio entre conforto e estímulo
Tanto conforto quanto estímulo devem estar presentes em um quarto infantil. Cores e texturas interessantes na tapeçaria e uma marcenaria interativa são formas de fazer isso. Vale a pena investir em almofadas, tapetes e cabeceiras estofas, pois são itens que constroem um ambiente acolhedor. E ainda amortecem o impacto no caso de quedas!
Criatividade através da natureza
Se tem algo que incentiva os pequenos a explorarem e descobrirem coisas novas, é o contato com a natureza. Todavia, no mundo de hoje, isso muitas vezes é quase inexistente. Então que tal adicionar pelo menos um pouco da natureza no quarto da criança, com decorações ligadas a esse tema e mesmo alguma plantinha (lembrando de conferir se ela não é tóxica)?
Decorações temáticas
Decoração temática e iluminação bem planejada são capazes de criar diversos ambientes dentro de um mesmo quarto. Isso vai ajudar a moldar a percepção do pequeno de uma forma lúdica e gostosa. Pode haver o cantinho da hora de dormir, o de estudar e o para brincar, entre outros, tudo no mesmo cômodo.
Adaptação às fases do crescimento
Nenhum quarto vai poder ficar igual durante toda a infância da criança. Suas necessidades e gostos vão evoluir e pedir por mudanças no ambiente.
Entretanto, alguns elementos do quarto infantil podem ser escolhidos pensando na adaptabilidade, justamente para que eles possam durar por mais tempo. Exemplo disso são escrivaninhas evolutivas, que permitem aumento da altura de acordo com o crescimento.