Limpar os vidros pode ser uma das tarefas mais difíceis na hora da faxina. Isso porque algumas marcas parecem nunca sair — especialmente as de mão — e, ainda que você limpe bastante, ele permanece com aspecto manchado ou engordurado.
Pensando nessa dificuldade, fomos atrás de alguns truques que vão descomplicar de uma vez por todas a sua limpeza de vidros! Descubra já:
Use o produto certo
Talvez o famoso multiuso não resolva seu problema, viu? É preciso investir em produtos específicos para a limpeza de vidros ou até mesmo apostar nas receitinhas caseiras. Se optar pela segunda opção, já anota os ingredientes:
- 3 litros de água
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de sopa de detergente neutro
Dica: vale manter essa misturinha em um borrifador para já facilitar quando for usar!
Nada de pano molhado
Foco no pano que você deve usar! Apostar em panos molhados não é a melhor opção, pois o excesso de água pode manchar ainda mais os vidros. O ideal é escolher um pano de microfibra e, no máximo, umedecê-lo com um borrifador de água. Depois, use-o para passar o produto ou mistura nos vidros.
Seque com papel toalha
Secou os vidros e eles ficaram completamente manchados? A culpa é do pano! Primeiro, não vá secar logo que finalizar a limpeza: espere o produto secar boa parte sozinho. Depois, use um papel toalha para finalizar e evitar as manchas causadas pelo pano.
Mantendo (e facilitando) a limpeza
Alguns hábitos diários podem contribuir para que os vidros fiquem mais sujos e, consequentemente, a limpeza mais difícil. Por isso, siga essas recomendações e poupe boa parte do trabalho na próxima faxina:
- evite colocar a mão engordurada ou oleosa em vidros e espelhos;
- caso algum vidro suje em decorrência de tintas, por exemplo, não espere a próxima limpeza para retirá-la, pois será mais difícil; limpe logo!
- se quiser fazer uma manutenção da faxina durante a semana, use o borrifador com papel toalha, aplicando um pouquinho da mistura e secando depois.
Vidros limpinhos: check!
Fonte: Cleanipedia.