Muitas vezes, o processo de escolher o look do dia pode acabar demorando um pouco mais do que o previsto. Mas você sabia que, em grande parte das vezes, a culpa disso não é da nossa indecisão sobre quais peças escolher, mas sim da forma como arrumamos o nosso guarda-roupa?
Pois é! Assim, é muito importante organizar as roupas de uma forma mais funcional e que contribua para a praticidade no dia a dia. E como sabemos que essa não é uma tarefa nada fácil, trouxemos para você 3 dicas da consultora de moda Camila Cavalcante para uma melhor organização do seu guarda-roupa:
Tire o que não usa mais
Uma das principais medidas para, no dia a dia, você conseguir encontrar as roupas que quer no guarda-roupa com mais facilidade é tirar da frente todas aquelas que você não vai mais usar.
Então sabe aquelas peças que estão precisando de conserto ou que a gente pretende doar, mas acabam ficando paradas no guarda-roupa? Esse é o momento perfeito para tirá-las do caminho! Segundo Camila, o ideal é separar todas as roupas em 3 pilhas:
ADVERTISING
- Desapego – As peças que você não vai mais usar e que devem ser doadas;
- Conserto – Roupas que precisam de algum tipo de reparo;
- Manter – As roupas que você de fato vai usar.
A partir dessa divisão, você deve devolver apenas as peças que realmente vai usar para o guarda-roupa, enquanto a pilha de doações e a de conserto podem ser guardadas temporariamente em outro lugar, como uma mala ou sacola. E não vale ficar com dó de se desfazer das peças e acabar colocando tudo de volta no guarda-roupa, viu?
“É importante tirar do espaço visual aquilo que não usamos porque além de impedir a visibilidade daquelas peças que podem ser usadas, elas ocupam um espaço mental e dão a sensação de que você tem muitas roupas que não servem para ser usadas. Não adianta ter todas e se sentir mal, mantenha apenas aquilo que você sabe que vai ser aproveitado”, diz Camila.
Separe as peças em setores
Quando o seu guarda-roupa estiver apenas com aquilo que você realmente pretende usar, ele deve ser dividido em setores para os diferentes tipos de peças. Assim, uma parte dele pode ser reservada para suas calças, outra para suas blusas e assim por diante, o que vai deixar tudo muito mais fácil de encontrar!
Além disso, segundo Camila, é interessante trocar as roupas de lugar no guarda-roupa de acordo com a estação do ano. No verão, por exemplo, as peças de inverno (como casacos e calças de moletom) podem ir para as gavetas, já que provavelmente não serão usadas nesse período, não é mesmo?
Use a criatividade!
Apesar de trabalhoso, o processo de tornar o seu guarda-roupa mais funcional também pode ser bastante divertido! Afinal, uma das formas de sempre decidir e encontrar mais facilmente os looks desejados é tirando um dia para experimentar as diferentes combinações possíveis com as peças que você tem – e isso pode ser algo muito legal de fazer, né?
De acordo com Camila, esse momento de testes vai ajudar você a já saber quais roupas combinam e que looks pode montar no dia a dia. “Existem combinações que você só vai saber se é a certa quando testar. Você também vai entender como as modelagens ficam no seu corpo. À medida que você vai exercitando, essas combinações ficarão ainda mais fáceis e naturais”, conclui a consultora de moda.
Não deixe de conferir o vídeo a seguir: