Beleza

Tratamentos com chocolate fazem bem para a pele? Especialista explica

Existem por aí vários tratamentos para a pele com o chocolate, mas será que esse ingrediente faz bem mesmo para a cútis?

Você sabe se chocolate faz bem para a pele? - Shutterstock

Você provavelmente já ouviu dizer que comer chocolate faz mal para a pele e causa espinhas, não é mesmo? Porém, não é necessariamente assim – tudo vai depender do tipo de chocolate ingerido. Isso porque aqueles com muito açúcar e gordura realmente podem ser maléficos para a pele, mas os mais amargos podem até fazer bem para ela.

Afinal, o cacau em si é bem benéfico para a pele, funcionando como antioxidante e anti-inflamatório, se em quantidades adequadas. E não é só isso – como o chocolate, quando do tipo certo, faz bem para a pele, existem vários tratamentos de beleza que também o utilizam de alguma forma.

“Existem vários tratamentos que podem ser feitos, desde cremes com ativos extraídos do cacau até peelings, loções e cremes hidratantes. Há várias opções no mercado, algumas das quais têm apenas o aroma do chocolate”, diz a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética.

Segundo ela, o chocolate pode realmente ser muito bom para a pele quando tem alto teor de cacau. Entretanto, é preciso ter muita cautela antes de realizar esses tratamentos, para que eles realmente tenham o efeito que você quer e não o contrário.

Cuidados e riscos

Primeiramente, é preciso saber o que mais é usado no tratamento além do chocolate. Afinal, mesmo que ele em si não vá fazer mal para a pele, algum outro ingrediente pode.

Vale lembrar também que não é bom fazer tratamentos caseiros com o chocolate. “Isso porque simplesmente colocar o chocolate na pele pode causar danos como acne. Por exemplo, o chocolate muitas vezes vem acrescido de gordura, e essa gordura pode reagir com a pele, causando oleosidade excessiva e até mesmo lesões, como a acne”, explica a Dra. Fernanda Nichelle.

Mesmo fazendo o tratamento em um local especializado, há sempre risco. “Alguns ativos podem aparecer junto com o chocolate e isso pode causar dermatite ou alergia na pele. Às vezes, até mesmo a gordura em excesso pode provocar alterações e causar danos”, comenta a especialista.

Ou seja, o chocolate faz bem mesmo para a pele dependendo da circunstância, porém é preciso ter atenção aos possíveis riscos e tomar cuidado!

Mais notícias como essa

Saúde

Você já comprou roupas novas e, ao vesti-las, sentiu sintomas de alergia? Saiba o que pode causar esse problema e como combater os sintomas

Finanças e Empreendedorismo

As comprar por impulso na Black Friday podem fazer com que muitas pessoas gastem mais do que podem, então é preciso ser consciente

Pets

Confira estratégias para tornar o processo de adestramento mais eficaz e prazeroso para o seu pet

Receitas

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o pão e explica como consumi-lo sem engordar

Sair da versão mobile