Para aproveitar o Carnaval com muito estilo, é comum que as pessoas decidam por tingir as madeixas. Rosa, verde, azul, violeta… as possibilidades são inúmeras! Mas, para não se arrepender depois, é preciso ter alguns cuidados nesse momento.
Marisa Russo, coordenadora técnica da Yamá Cosméticos, explica é possível sair de visual novo sem danificar os fios. Basta escolher as técnicas e os produtos corretos.
Para curtir alguns dias de folia com uma cor nova, os tonalizantes fantasia podem ser uma opção melhor do que as tinturas, segundo a especialista. Afinal, esses dois tipos de produtos agem nos fios de maneiras bem diferentes.
Apesar do efeito durar alguns dias, os tonalizantes atuam de forma superficial nos fios, uma vez que muitas marcas não adicionam amônia ou água oxigenada na formulação – substâncias usadas nas tintas convencionais. O resultado é uma ação menos agressiva e com uma durabilidade menor.
“Muitas pessoas pensam que os sprays temporários são as únicas alternativas para mudar a tonalidade dos fios no Carnaval, mas os tonalizantes são uma opção igualmente viável para quem deseja curtir alguns dias de folia com o visual novo e quem sabe acabar ficando com os cabelos coloridos o restante do ano, se gostar do resultado. A única ressalva é que, antes da aplicação, é fundamental tratar muito bem dos fios para que estejam fortes caso a tonalidade exija algum tipo de descoloração”, explica a especialista.
De maneira geral, os tonalizantes não têm o poder clareador. Portanto, se o fundo do cabelo for escuro, alguns tons podem não aparecer sem que haja uma descoloração prévia.
E depois da tonalização?
De acordo com Marina, os cuidados com os fios não param depois da tonalização, viu? Nesse sentido, a profissional explica que é importante potencializar o cronograma capilar, ou seja, reforçar a hidratação, nutrição e reconstrução das madeixas. Além disso, usar protetores térmicos antes de aplicar chapinha ou secador salva os fios do excesso de frizz e pontas duplas.