Então você lava e hidrata seu cabelo, finaliza com secador e até tenta fazer um penteado, mas aqueles fios rebeldes insistem em ficar levantados e estragar todo o visual. Esse desalinhamento tem nome: é o frizz! E a boa notícia é que ele também tem tratamento, viu? Algumas seções de haircare (sim, tipo skincare!), serão boas aliadas na hora de eliminar essa rebeldia capilar!
Segundo o hairstylist Miró Rodriguez, alguns tipos de cabelo são mais propensos a sofrer com o frizz, como os finos, cacheados, crespos e brancos. Entretanto, ele destaca também que outros fatores e hábitos podem influenciar no surgimento, como a poluição, o uso de produtos químicos (pó descolorante) e alisamentos, esfregar muito as madeixas, água com temperatura alta na hora da lavagem, abusar de secador e chapinha e até mesmo o clima da região onde mora.
Tchau, frizz!
Agora que você já identificou esses fios levantados e sabe o que pode causá-los, é chegada a hora de resolver esse grande dilema capilar! Logo, vamos à pergunta que não quer calar: como acabar com o frizz? "Você pode usar produtos que controlem o frizz, façam um melhor equilíbrio de água nos fios ou que selem a cutícula. O ideal é que o tratamento seja feito no salão de beleza e a manutenção dos cuidados, em casa!", orienta Miró.
Além disso, o cabeleireiro cita algumas mudanças na rotina de cuidado com os fios que serão essenciais para mantê-los no lugar. Anote e coloque em prática:
- Na hora da secagem — seja ela natural ou com secador — evite tocar no cabelo;
- As fontes de calor aumentam o frizz, portanto, evite o uso frequente e contínuo de secador, água quente, prancha e outros aparelhos;
- Cuide do seu cabelo assim como cuida da pele! Tenha uma rotina de cuidados, use protetor térmico, invista em produtos de qualidade e específicos para o frizz e, sempre que possível, vá ao salão realizar os tratamentos adequados.
Aliados no combate ao frizz
Depois de entender que os cuidados com as madeixas devem acontecer diariamente, é preciso escolher os produtos corretos para ter em casa. Por isso, opte por produtos que já venham com essa funcionalidade. Vale lembrar que existem desde shampoos até cremes e leave-ins!
Fonte: Miró Rodriguez, hairstylist.