Criar uma rotina de skincare requer bastante atenção, especialmente na hora de escolher quais produtos você usará. Com uma variedade enorme nas prateleiras, é essencial consultar um(a) dermatologista, pois só ele(a) poderá prescrever os dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele e suas necessidades.
Após concluir esse passo, pensamos que todos os cuidados já foram feitos e agora basta mantê-los e curtir esse momento de autocuidado. Mas não é bem assim... Além de usar as fórmulas mais adequadas para o seu rosto, existe outra parte que requer uma recomendação: a quantidade de cada produto que será aplicada na face.
E quanto usar, então? Nem muito, nem tão pouco! Tanto a abundância, quanta a falta trarão prejuízos à rotina: "usar em excesso pode causar irritação, alergia e até oclusão dos poros, levando à acne. Enquanto usar menos quantidade que o necessário poderá não surtir efeito ou demorar mais para que o tratamento alcance os objetivos desejados", esclarece a dermatologista Adriana Vilarinho.
A quantidade ideal para cada produto
Ficou na dúvida sobre quanto deve aplicar de hidratante, protetor solar e outros dermocosméticos? Confira o guia preparado pela especialista e não erre mais na aplicação:
- Hidratantes faciais: correspondente a uma moeda de 50 centavos
- Cremes de tratamento: moeda de 10 centavos
- Cremes para a região dos olhos: um grão de arroz por pálpebra
- Sérum e produtos em gel: um grão de ervilha
- Protetor solar: uma colher de chá por região
- Solução adstringente e/ou água micelar: o suficiente para deixar o algodão úmido
Além do rosto, a dermatologista informa que os produtos utilizados no corpo também devem ser aplicador em uma quantia ideal. "O hidratante corporal, por exemplo, segue a medida de uma colher de sopa para cada perna, uma para os braços e para o tronco" conclui.
Fonte: Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).