Com o autocuidado em alta, a meditação tem sido uma das alternativas naturais para cuidar e acalmar a mente, que, em tempos de pandemia, está sendo tomada pelo estresse e ansiedade. É uma prática simples que precisa apenas de concentração. Porém, algumas mentes agitadas podem ter dificuldades na hora de ficar em silêncio consigo mesmo.
Segundo Cristiane Chaves, médica integrativa e fundadora do programa Mind Body Medicine, a meditação é uma poderosa ferramenta para relembrarmos quem de fato somos e o que estamos fazendo aqui neste mundo. "Não é uma pratica religiosa, mas proporciona a conexão e reconexão com o Self, a nossa verdadeira essência", explica.
Benefícios
Quando fazemos a técnica, ela reduz a frequência cardíaca, pressão arterial, e é capaz de promover paz mental e reequilíbrio psíquico. Isso ocorre de duas formas: física e espiritual.
Na forma física, a meditação reduz a ativação do sistema nervoso simpático e níveis de cortisol, e também reduz marcadores inflamatórios como interleucina 6 e d-dímero. "Alguns autores definem como um estado fisiológico hipometabólico desperto, no qual o praticante está relaxado, mas concentrado e alerta", esclarece Chaves.
Já na forma espiritual, segundo a profissional, o praticante passa a acessar o autoconhecimento ao perceber melhor seu corpo e pensamento. Este fenômeno é o que alguns autores chamam de expansão da consciência e autoconsciência.
Além disso, dê um "chega pra lá" no estresse! Segundo a especialista, meditar deixa a pessoa mais calma e muito menos estressada. "Pesquisadores avaliaram que o treinamento da meditação mindfulness altera a conectividade funcional do estado de repouso da amígdala, uma região do cérebro conhecida por coordenar o processamento do estresse e as respostas fisiológicas ao estresse", diz ela.
Como começar a prática
Nunca meditou e quer começar introduzir essa prática no seu dia a dia? Primeiro, saiba que é preciso de persistência e aceitação consigo mesmo, pois entrar em um relaxamento profundo pode ser complicado na primeira vez.
Para aprimorar e facilitar as suas sessões de meditação, comece com poucos minutos por dia. Chaves sugere iniciar com 3 minutos e conforme for se adaptando a prática, o ideal é aumentar cada vez mais o tempo na meditação. "Faça todos os dias sem falta", esclarece.
Vale ressaltar que existem estudos que nos mostram que fazer a prática por apenas 7 dias seguidos promovem melhora na regulação das emoções, bem-estar e na qualidade de vida.
Consultoria: Cristiane Chaves, médica integrativa e fundadora do programa Mind Body Medicine.