Beleza

Você conhece o skin cycling? Entenda como funciona a novidade

Esse é um método que viralizou nas redes sociais e que estabelece um cronograma de cuidados com a pele; saiba mais sobre os benefícios

Conheça agora sobre o que se trata a rotina de cuidados que viralizou no TikTok - Foto: Shutterstock

De tempos em tempos, surgem novidades no mundo da skincare. E o mais recente deles é o skin cycling. Trata-se de um método criado pela dermatologista Whitney Bowe, que é dos Estados Unidos, e que viralizou nas redes sociais.

Apesar de o termo em inglês causar um estranhamento, a tática é bem simples, conforme explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. “O skin cycling consiste em criar um cronograma noturno para a utilização de cosméticos, intercalando o uso de certos produtos de acordo com o dia da semana no lugar de utilizar todos eles diariamente. Isso permite que a pele possa se recuperar e evita sobrecarregá-la, o que pode resultar em irritação e vermelhidão”.

Além disso, a especialista lembra que a técnica não é exatamente uma novidade. “Essa é uma prática recomendada por dermatologistas há muito tempo por ser realmente benéfica para a saúde e beleza do tecido cutâneo”, diz a profissional que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Entendendo a trend que revelou o “skin cycling”

Popularizada através do TikTok, o skin cycling foi pensado principalmente para quem usa produtos como esfoliantes e cosméticos que contém ácidos em sua formulação. Isso porque esses itens de cuidados para a pele possuem alto potencial irritativo, e em excesso, deixam a região vermelha ou desidratada.

Por isso, a proposta dessa tendência de skincare se baseia em uma rotina noturna, focando em um ciclo de quatro dias. A distribuição é feita da seguinte maneira:

  • 1º dia: esfoliação;
  • 2º dia: uso de ácidos;
  • 3º e 4º dias: recuperação da pele com máscaras, séruns e hidratantes formulados com ativos de alta capacidade umectante.

“Deixar a pele se recuperar é importante, pois o uso diário de ingredientes e produtos agressivos pode prejudicar a integridade da barreira de proteção da pele, tornando-a mais suscetível a agressões e favorecendo a inflamação”, comenta Dra. Paola. Respeitar o tempo de recuperação da pele é uma maneira de evitar o surgimento de sinais de idade e de dificultar o aparecimento de cravos e espinhas.

Mas e você, já conhecia essa novidade do universo de skincare? Vale lembrar que antes de qualquer mudança na sua rotina de cuidados com a pele, vale a pena procurar por um profissional da área, como um dermatologista, tudo bem?

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista explica que, além dos alimentos, há alguns suplementos que são bons para a flacidez; entenda quais são eles

Saúde

A toxina botulínica pode ser usada para ajudar no relaxamento dos músculos faciais, aliviando sintomas do bruxismo

Amor e Sexo

Especialista explica os motivos de manter uma vida sexual saudável mesmo após a menopausa

Saúde

A apresentadora Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava com o ator Nicolas Prattes; médico explica as causas

Sair da versão mobile