Se você é adepta de rituais de beleza, como o skincare, certamente já ouviu falar do retinol. O ativo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado devido aos seus efeitos antienvelhecimento, controle da oleosidade e redução de manchas.
Mas mesmo sendo tão conhecido, o retinol ainda causa dúvidas em muita gente. Para te ajudar a entender melhor como essa substância funciona, consultamos a farmacêutica Ivanilde Itaborahy, que nos explicou os benefícios do retinol e como incluí-lo na rotina de cuidados com a pele. Confira:
O que é o retinol e para que serve?
O retinol é um princípio ativo derivado da vitamina A que estimula a produção de colágeno e elastina — responsáveis pela resistência e elasticidade da pele. Assim, aumenta a firmeza e reduz as linhas de expressão, rugas e flacidez.
“Além disso, promove renovação celular com leve efeito esfoliante, melhora a produção do ácido hialurônico e contribui para o controle da oleosidade. Também age na cicatrização de cravos e espinhas, uniformização da pele e preenchimento das olheiras”, complementa a especialista.
Para quem é indicado
O retinol é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as maduras. Por outro lado, seu uso é contraindicado para gestantes e pessoas com hibersensibilidade ao ativo. Outro detalhe é que ele deve ser utilizado em conjunto com outros produtos.
“O retinol pode ocasionar sensibilidade e irritação na pele. Por isso, é interessante associá-lo aos ativos hidratantes, antioxidantes, calmantes e anti-inflamatórios, principalmente no tratamento das peles sensíveis, reativas e com rosácea”, orienta Itaborahy.
Há idade para usar o retinol?
O ideal, segundo a farmacêutica, é começar o uso do retinol a partir dos 20 anos, já que após esta idade a pele tende a perder 1% de colágeno por ano. “Lembrando que uma rotina antienvelhecimento fortalece as bases para uma pele com aspecto saudável antes que os danos apareçam”, pontua.
Como incluir o ativo no skincare?
Por ser um ativo que ajuda a preparar a pele para receber o tratamento de outros dermocosméticos, os produtos com retinol podem ser aplicados após a limpeza da pele e antes da hidratação, preferencialmente, durante a noite.
Isso porque o retinol é um ativo fotossensível, o que significa que seus efeitos podem sofrer alterações se forem expostos à luz solar, “além de poder causar irritação e, eventualmente, manchas na pele sem o uso concomitante de um protetor solar”, explica a profissional.
O ativo, conforme revela a especialista, está presente em produtos com fórmulas anti-idade facial e corporal, clareadoras, renovadoras, de revitalização da região dos olhos e do controle da oleosidade e acne.
Fonte: Ivanilde Itaborahy, farmacêutica especializada na produção de dermocosméticos da Dermatus.