Em algum momento da vida você, provavelmente, vai ter que lidar com pelo menos uma espinha. Seja pela puberdade, desequilíbrios hormonais ou estresse, por exemplo, a acne pode surgir em qualquer fase da vida e gerar diversos incômodos, que vão desde à estética até a dor causada pelas inflamações na pele.
Segundo o farmacêutico Jamar Tejada, essa é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. Com isso, sintomas como cravos, espinhas com pus e até caroços vermelhos podem surgir em diferentes regiões do rosto, colo e costas.
Vale lembrar que, embora as acnes sejam comuns, nem sempre o tratamento é fácil e ele costuma variar de caso para caso, principalmente quando a pessoa não apresenta uma espinha isolada, mas uma crise inflamatória em todo o rosto. Em casos de surto ou reincidência das espinhas, o ideal é sempre consultar o médico dermatologista para iniciar um tratamento adequado e supervisionado, viu?
Porém, além disso, é possível contar com outras ajudas nesse momento, sobretudo as naturais — aquelas que levam ingredientes calmantes, ou seja, nada de ácidos ou remédios sem orientação — e visam acalmar a pele inflamada e sensibilizada.
"A camomila é uma boa opção para aliviar vermelhidões na pele, além de desinfectar pequenas feridas. Em opção ao chá, a camomila pode também ser usada na forma de cremes, pomadas ou receitas simples", salienta o farmacêutico, que ensina duas receitas naturais para a acne. Anote aí:
1- Emplastro de flor de camomila, melissa e chá-verde
- 3 colheres de sopa das flores/folhas secas
- Mel
- Própolis
Modo de preparo: Junte os ingredientes e mexa até obter uma pasta. Depois, é só aplicar sobre as áreas com acne.
2 - Esfoliação com farelo de aveia
- Um punhado de farelo de aveia
- Água
- 1 colher de sopa de mel
- 5 gotas de óleo de camomila
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes até formar um creme esfoliante. Depois, aplique na pele delicadamente, sempre em movimentos circulares. Retire tudo com água fria.
E aí, gostou das receitinhas? Lembre-se de que, apesar de naturais, algumas pessoas ainda assim podem desenvolver alergias, portanto, vale dar aquela consultado no dermatologista antes de usá-las. Ah, e mantenha os cremes longe dos olhos, crianças e bichinhos de estimação!
Fonte: Jamar Tejada, farmacêutico pós-graduado em ciências homeopáticas e responsável pela Anjo da Guarda Farmácia de Manipulação e Homeopatia.