Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Os óleos capilares protege os fios dos danos causados pela exposição solar, garantindo cabelos saudáveis e bonitos
Óleos capilares ajudam a hidratar os cabelos no verão - Foto: Shutterstock

Beleza

Óleos capilares: saiba como eles podem cuidar dos seus cabelos no verão

Os óleos capilares protege os fios dos danos causados pela exposição solar, garantindo cabelos saudáveis e bonitos

No verão, os cabelos precisam receber atenção especial. Nesse período, a exposição ao sol e ao calor compromete a estrutura dos fios. Mas, a adoção de óleos capilares na rotina de cuidados pode garantir a proteção necessária para os cabelos na estação mais quente do ano. 

A dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), conta como os óleos capilares ajudam a proteger os cabelos no verão. “Realmente eles [óleos capilares] são aliados versáteis na manutenção da saúde e beleza dos fios. Eles atuam como agentes emolientes, criando uma barreira protetora que retém a umidade e protege contra agressões externas, como poluição, raios UV e uso excessivo de ferramentas térmicas. Além disso, muitos óleos possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres”, explica. 

De acordo com a médica, dependendo da composição, os óleos também podem nutrir o couro cabeludo, estimular o crescimento saudável do cabelo e restaurar a elasticidade dos fios, reduzindo a quebra. “Eles também podem atuar para aumentar o brilho, realçando a cor e a vitalidade dos fios, reduzir o frizz, acalmando fios rebeldes, e reparar as pontas, na medida em que ajudam a selar as cutículas”, completa a dermatologista Claudia Marçal, membro da SBD. 

Como escolher o óleo capilar ideal 

Com várias opções de óleos capilares disponíveis no mercado, Lilian Brasileiro alerta que existem óleos que são mais leves e aqueles mais pesados. “Os óleos mais leves, como o de argan ou jojoba, possuem moléculas menores que penetram facilmente nos fios, proporcionando hidratação sem pesar. Já os óleos mais pesados, como o de rícino ou coco, têm moléculas maiores, ideais para cabelos porosos ou muito secos, pois criam uma camada protetora mais intensa”, comenta.

Dessa forma, a escolha do óleo capilar ideal depende do tipo de cabelo e das suas necessidades específicas. Segundo Claudia Marçal, cabelos coloridos podem se beneficiar de óleos com propriedades antioxidantes, como o de argan ou marula, que ajudam a proteger a cor e evitar o desbotamento. Cabelos danificados necessitam de óleos reparadores, como o de amêndoas doces ou macadâmia, que nutrem os fios profundamente e auxiliam na recuperação da estrutura capilar. 

Aprenda a incluir o produto na rotina

A forma de incorporar os óleos capilares no dia a dia varia de acordo com o tipo de cabelo e o objetivo desejado. Para umectação, a aplicação deve ser com o cabelo seco, antes de lavar, deixando agir por algumas horas ou durante a noite. Ao aplicar o óleo nos fios, é importante evitar exageros. O ideal é concentrar a aplicação nas pontas e no comprimento para evitar o efeito pesado. 

“Para finalização, recomendo adicionar algumas gotas de óleo nos cabelos úmidos ou secos para selar as cutículas e proporcionar brilho. O óleo também pode ser misturado com a máscara capilar para potencializar a hidratação e nutrição. Também temos o sérum capilar, que ajuda a controlar o frizz e proteger os fios do calor”, destaca Claudia Marçal. “Para o couro cabeludo seco, óleos com propriedades anti-inflamatórias, como o de tea tree ou alecrim, podem ser aplicados em massagens antes do banho”, completa Lilian Brasileiro. 

Mais notícias como essa

Pets

Gatos que são ativos durante a noite podem precisar de mais estímulos e atividades durante o dia para equilibrar sua energia

Estilo de Vida

Repelentes podem ser facilmente incluídos na rotina de skincare, sem prejudicar a hidratação e beleza da pele

Saúde

Especialista explica medidas que devem ser tomadas para que as crianças fiquem protegidas de doenças e crises respiratórias na escola

Saúde

Perdas hormonais da menopausa fazem ser mais difícil emagrecer nessa fase, porém é possível desde que você tome as medidas corretas