A micropigmentação está entre os procedimentos mais procurados e queridinhos durante o verão. Rápido e indolor, ela possibilita, de forma prática, cobrir as imperfeições das sobrancelhas, dar cor aos lábios, além de camuflar cicatrizes e falhas capilares.
Apesar da praticidade que a técnica oferece, por ser um procedimento que demanda um período de cicatrização, a micropigmentação realizada durante o verão exige alguns cuidados especiais.
“Durante o verão, as pessoas costumam optar por procedimentos de alta duração pela praticidade. Mas, pela micropigmentação atingir a segunda camada da pele, é necessário tomar alguns cuidados”, alerta a especialista em micropigmentação Renata Barcelli.
Para quem está pensando em fazer a micropigmentação nesta estação do ano, a especialista explica quais são os mitos e verdades sobre o procedimento. Confira:
Posso fazer micropigmentação e ir à praia ou piscina?
Mito. De acordo com Renata, depois de realizar a micropigmentação é necessário evitar a exposição ao sol, mar e piscina durante o período de cicatrização da área pigmentada.
“O sol pode prejudicar o processo de cicatrização e causar desbotamento. Já o cloro pode trazer uma irritação na parte pigmentada, por isso, deve ser evitada. Após 30 dias está liberado, mas com o uso do filtro solar”, afirma a especialista.
Preciso passar protetor solar na área micropigmentada?
Verdade. A especialista explica que, após a cicatrização, deve-se utilizar o protetor solar na área micropigmentada. “Além de combater os danos causados pelos raios ultravioletas, o protetor também ajuda a manter a cor do pigmento viva e bonita por mais tempo”.
Água de piscina e o mar desbota a micropigmentação?
Mito. A água da piscina e o mar não desbota a região, desde que o período de cicatrização já tenha passado. A recomendação é suspender a exposição ao sol, mar e piscina durante 30 dias, além de manter a pele sempre bem hidratada.
A micropigmentação é um procedimento definitivo?
Mito. Segundo Barcelli, a durabilidade pode variar de acordo com a pele e a técnica aplicada. “O pigmento é inserido em uma camada superficial da pele e com a descamação natural da pele, a cor se perde com o tempo”, afirma a profissional.
Devo ter um cuidado diferente durante a estação de verão?
Verdade. A especialista explica que o verão é a fase que requer mais cautela e cuidado para se alcançar o resultado esperado. “Além de evitar a exposição ao sol, limpar corretamente, hidratar e esperar o período de cicatrização são fatores determinantes para um resultado bonito e duradouro”, finaliza.