Ter os cílios mais realçados e curvados é o desejo de muitas mulheres. Para isso, é comum usar itens como o curvador de cílios ou procedimentos como o alongamento. E, nos últimos tempos, vem crescendo ainda outra técnica que usa a aplicação controlada de produtos para destacar os cílios de uma forma mais natural e suave — o lash lifting.
“Ele emergiu como uma tendência no universo da beleza devido à sua capacidade de oferecer um realce natural e duradouro aos cílios. A busca por métodos mais sutis e de baixa manutenção levou a um aumento significativo na procura pelo procedimento”, conta Marina Groke, especialista em beleza da Escova Express.
Com celebridades e influenciadoras adotando a técnica da estética ocular, a sua popularidade tem crescido cada vez mais. Porém, antes de pensar em entrar nessa onda também, é importante saber mais sobre como o lash lifting funciona, quais as suas vantagens e os cuidados necessários. Confira essas informações a seguir:
A técnica
Nessa técnica, os cílios são inicialmente limpos e isolados para garantir a aplicação uniforme dos produtos. Em seguida, aplica-se uma solução química suave, formulada para remodelar a estrutura dos cílios, promovendo a curvatura desejada.
Após a aplicação, uma solução fixadora estabiliza a nova forma. Então, o procedimento é concluído com a aplicação de um condicionador para nutrir e fortalecer os cílios. O efeito da técnica deve durar até oito semanas.
Marina pontua que processo de lash lifting é minucioso e precisa de profissionais treinados para realizá-lo. Ou seja, busque sempre por locais e profissionais de qualidade, para não correr o risco de o procedimento ser malfeito.
Lash lifting X Alongamento
O alongamento, no qual cílios sintéticos são colados nos naturais, sempre foi o queridinho das mulheres que queriam fios maiores. Contudo, além da técnica diferente, o lash lifting tem algumas vantagens sobre o alongamento.
Isso porque o alongamento tem mais necessidade de manutenção e menos durabilidade. Ele também deixa os olhos com um aspecto menos natural e não permite o uso de maquiagem, como a máscara para cílios, uma vez que os fios sintéticos podem descolar.
Vantagens do lash lifting
Fora o destaque para os cílios em si, o lash lifting traz várias vantagens. Veja:
- Aspecto natural e versátil: o método é conhecido por proporcionar um resultado natural, adaptando-se facilmente às preferências individuais. Profissionais especializados podem ajustar a curvatura dos cílios de acordo com o estilo desejado, desde um efeito mais sutil para o dia a dia até uma curvatura mais dramática para eventos especiais.
- Processo menos invasivo: outra vantagem significativa do procedimento é o seu caráter menos invasivo em comparação com outras técnicas de realce de cílios. O lash lifting não envolve a aplicação de extensões, adesivos pesados ou o contato direto com a pele sensível ao redor dos olhos, tornando-o mais gentil e adequado para aqueles com pele sensível ou propensos a alergias.
- Baixo impacto na saúde dos cílios: ao contrário de algumas práticas que podem comprometer a saúde dos cílios naturais, o lash lifting preserva a integridade dos fios. Os produtos químicos são remodelam suavemente a estrutura dos cílios, promovendo a curvatura desejada sem causar danos significativos.
Cuidados
Os cuidados após o procedimento são simples, no entanto, precisam ser seguidos à risca. Durante as primeiras 24h depois do lash lifting, a indicação é não lavar a região dos olhos e nem usar maquiagem nela ou expô-la à umidade.
Depois disso, máscaras para cílios à base de água, demaquilantes sem óleo, água micelar e produtos de skincare podem voltar à rotina normalmente.
Por fim, a água do mar ou da piscina podem prejudicar a durabilidade do procedimento, fazendo com que ele tenha que ser refeito mais rapidamente.