Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda quais são as principais causas da flacidez e os tratamentos
A flacidez atinge pele e os músculos e tem diferentes causas - Foto: Shutterstock

Beleza

Flacidez: entenda as principais causas e quais são os tratamentos

A flacidez é uma queixa frequente de muitas pessoas, causada pela perda de tonicidade da pele, gordura e músculos

A flacidez é conhecida como um dos principais sinais do envelhecimento. No entanto, ela também pode ocorrer por outros motivos e em outras regiões além da pele do rosto, explica a médica Dra. Cláudia Merlo, especialista em cosmetologia pelo Instituto BWS e referência em tratamento corporal em São Paulo.

De acordo com ela, a flacidez surge também nos músculos das coxas, abdômen, flancos e braços. “A flacidez muscular é causada pela falta de exercício físico e alimentação inadequada, o que reduz a massa muscular, diminuindo a firmeza da pele. Já a dérmica, ou tissular, pode ser provocada por fatores naturais, como a exposição excessiva ao sol, maus hábitos como o cigarro e alimentação inadequada ou fatores genéticos e hormonais”, afirma. 

Ambos os tipos de flacidez podem ainda vir acompanhados de gordura localizada e celulite. Porém, segundo a profissional, adotar atitudes saudáveis e investir em tratamentos potentes ajudam a enfrentar o problema. Além disso, é importante buscar uma avaliação médica para receber um bom tratamento. 

“A pele é um tecido e o músculo é outro. Para tratar ambos, precisamos agir em cada camada. O músculo espessa ou ‘cresce’ conforme o estímulo muscular, já a pele não. Ela fica mais fina e sem firmeza na medida em que perde as fibras de sustentação (fibras colágenas). Seu estímulo é feito em camadas mais superficiais”, diz Merlo. 

Como tratar a flacidez?

Entre as causas da flacidez de pele, estão: perda abrupta de peso, efeito sanfona, sedentarismo e envelhecimento fisiológico. Quando a questão é dérmica, a médica recomenda o uso de Radiesse, um bioestimulador injetável, indicado para melhorar a qualidade da pele reduzindo a flacidez da pele. 

“A substância promove uma inflamação controlada, a fim de estimular as células formadoras de colágeno (fibroblastos) a produzirem colágeno, por volta de 18 meses”, conta. Com o estímulo de colágeno, a pele fica mais elástica e firme. “A técnica pode ser combinada com o ultrassom microfocado, que ajuda a promover o skin tightening, que é aquele ‘aperto’ da pele com o músculo, quando ela fica firme”, acrescenta.

A falta de tonicidade do músculo também pode ser tratada em consultório médico. Para isso, utiliza-se a tecnologia EmSculpt Neo, aparelho de body shaping não invasivo, que usa simultaneamente radiofrequência e energias HIFEM+ para eliminar gordura e construir músculos.

“O resultado dessa união de duas energias reflete na maior queima de gordura e maior crescimento muscular do que qualquer outro procedimento, tudo isso de maneira mais rápida e menos custosa”, explica a médica.

Vale lembrar, contudo, que a avaliação e a indicação são sempre individuais, pois assim o especialista consegue associar as técnicas e criar um protocolo exclusivo para a paciente, tratando todas as alterações causadas pela flacidez.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento