Além do corpo, seu rosto também precisa de exercício, sabia? Afinal de contas, uma pele firme e com aspecto jovem não depende somente dos produtos de skincare, mas também de hábitos diários e o face gym pode ser um deles!
Essa série de exercícios faciais contribuem para manter a cútis firme e com a aparência jovial. E são rapidinhos de fazer, viu?! Incluí-los na rotina será ótimo para combater o envelhecimento da pele e mantê-lá com aspecto saudável.
“Nas primeiras vezes, realize estes exercícios em frente a um espelho, de forma calma e sem forçar a pele. Antes de iniciar, deixe a musculatura do rosto e pescoço bem solta, podendo dar leves batidinhas com as pontas dos dedos”, orienta o dentista Vitor Erlacher, especialista em harmonização orofacial, que ensina o passo a passo do face gym.
ADVERTISING
Para realizar o face gym, siga os seguintes passos:
1. Queixo
Apoiando o cotovelo sobre uma mesa, feche o punho, como fazendo sinal de soco, e apoie o queixo na mão fechada. Com o queixo, faça força contra o punho e mantenha pressão por 6 segundos.
2. Papada
Mantendo a coluna reta, alongue o pescoço projetando o queixo para cima. Devagar, mova a cabeça para a direita, mantendo-se assim por alguns segundos, e faça o mesmo para a esquerda.
3. Região da boca
Coloque os dedos indicadores nos cantos da boca. Pressione um lábio contra o outro e force um sorriso. Depois, faça a posição dos lábios ao assobiarmos, mantendo a pressão. E repita estes movimentos.
4. Bochechas
Preencha as bochechas com as e dê leves batidas com as pontas dos dedos. Depois disso, solte o ar lentamente.
5. Maçãs do rosto
Com a parte inferior das mãos, apoie-as sobre as bochechas pressionando levemente os músculos da mandíbula para trás, enquanto isso, projete os lábios para frente o máximo possível.
6. Contorno dos olhos
Coloque o dedo indicador em cima da sobrancelha e o polegar abaixo do olho. Faça um movimento de pinça abrindo, e tente fechar suavemente os olhos. Relaxe e repita este processo.
7. “Pés de galinha”
Coloque os dedos indicador e médio na lateral dos olhos, perto das têmporas. Pressione estes dedos, esticando a parte superior das orelhas, enquanto isso, projete a mandíbula fazendo movimentos para frente e para trás. Mantenha a tensão por 6 segundos e relaxe.
8. Olheiras
Deixe os olhos relaxados e abertos, coloque os dedos indicadores abaixo dos olhos, onde localizam-se as olheiras. Inspire o ar, e tente fechar os olhos, enquanto os dedos tentam impedir o movimento, segurando a pele.
9. Testa
Coloque as duas mãos sobre a testa. Pressione para frente e para trás e observe como as pálpebras e sobrancelhas ficam tensionadas. Mantenha essa tensão por 10 segundos e relaxe.
10. Para finalizar
Coloque as pontas dos dedos sobre os ossos da mandíbula, pressionando suavemente. Faça uma massagem com movimentos circulares, de baixo para cima, por todo o rosto, pescoço e nuca.
Fonte: Vitor Erlacher, dentista e especialista em harmonização orofacial.