Há cada vez mais e mais informações sobre o mundo da beleza nas redes sociais e na internet no geral. Entretanto, isso não quer dizer que elas sejam sempre 100% verdadeiras, não é mesmo? E, quando o assunto são as unhas e os esmaltes, isso não é diferente.
Assim, pode ser difícil saber quais informações sobre esse tema são as corretas. E seguir os mitos pode até trazer danos para as unhas, viu?
Para te ajudar, Carla Vidal, dermatologista membro da SBD e SBCD, explica a seguir 3 dos principais mitos sobre unhas e esmaltes:
Esmaltes vermelhos ou escuros ajudam a deixar as unhas mais fortes
A verdade: Unhas mais fortes são resultado do cuidado que a pessoa tem com sua alimentação e com os produtos que usa em suas unhas. Fortalecedores específicos de uso tópico podem ajudar no fortalecimento, mas não os esmaltes escuros ou vermelhos simplesmente.
Esse mito vem do fato de que muitas mulheres têm mais cuidado com as mãos quando usam esmaltes escuros, pois qualquer “trincada” fica aparente. O resultado desse cuidado é a impressão de que elas estão mais fortes, simplesmente porque a mulher prestou mais atenção às unhas.
É seguro tirar toda a cutícula se fizer com uma profissional
A verdade: A cutícula é a barreira de proteção da unha. É ela que protege a unha da entrada de sujeiras e micro-organismos, funcionando como um escudo. Mesmo que se faça a retirada com uma profissional, evitando machucados, o ato de tirar a cutícula deixa o organismo vulnerável aos corpos estranhos.
O ideal é tirar o excesso com a própria unha, empurrando para baixo – da ponta da unha para a cutícula. O excesso de pele sairá com a água morna do chuveiro e as unhas continuarão saudáveis.
Acetona é o melhor produto para remover esmalte
A verdade: A acetona já foi conhecida como o melhor produto para remover esmaltes, até que o mercado apresentou o removedor sem acetona. Esse produto é menos agressivo e, portanto, mais saudável para as unhas.
Agora que você já sabe, não vai mais se deixar enganar por esses mitos contados sobre unhas e esmaltes!