Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira agora as diferenças entre a queda e a quebra de cabelo
Confira agora as diferenças entre a queda e a quebra de cabelo - Foto: Shutterstock

Beleza

Queda ou quebra de cabelo? Especialista explica diferenças

Aprenda a diferenciar os problemas e descubra o tratamento adequado para ambos os casos

A queda e a quebra de cabelo são problemas capilares comuns, que mexem com a autoestima de muitas pessoas. Elas afetam diretamente a densidade dos cabelos, reduzindo a quantidade de fios e deixando os cabelos menos volumosos. 

Embora sejam problemas similares, a queda e a quebra de cabelo possuem diferenças e precisam de tratamento especializado. Abaixo, a médica especialista em tricologia, Patrícia Marques, explica como identificar e resolver cada caso. Confira:

Observe os fios

De acordo com a médica, em primeiro lugar, é preciso observar se os fios caídos possuem ou não um pontinho branco na ponta. “Na queda, o fio se desprende diretamente do couro cabeludo e, na maior parte das vezes, possui o bulbo capilar, que é o pontinho branco”, afirma.

Nesse caso, não há motivos para preocupação, uma vez que o cabelo perdido já estava na fase telógena, na qual o fio cai para dar lugar a um novo fio. Ainda assim, a médica recomenda procurar ajuda profissional para garantir que não há nada de mais grave provocando a queda. 

“A tricologia é muito mais complexa do que aparenta. Existem várias doenças que causam queda, como por exemplo a alopecia areata”, acrescenta a médica especialista em tricologia Dra. Patrícia Marques. 

E se esse não for o caso?

Agora se não há sinal de bulbo capilar e os fios possuem tamanhos irregulares, esse é um sinal de quebra de cabelo. Ela é causada pelo rompimento da haste do cabelo a partir da aplicação de química no cabelo, calor excessivo de secador e chapinha ou por algum atrito mecânico. 

Nesse sentido, o indicado é cortar o uso dos elementos que estão agredindo o cabelo e com orientação de um profissional nutrir os fios com produtos e remédios adequados até deixá-los saudáveis novamente.

“Em ambos a principal orientação é procurar ajuda de um especialista em saúde capilar para investigar as múltiplas causas possíveis tanto para queda, quanto para quebra do seu cabelo e realizar um tratamento adequado que pode solucionar os problemas”, finaliza a especialista. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Especialistas comentam quais são os principais sintomas da alergia a camarão; veja diferenças entre casos mais e menos graves

Beleza

Item pode ser usado em todos os tipos de cabelo e ajuda na redução do frizz, definição dos fios e prevenção da quebra

Comportamento

Especialista explica quais são os sinais de violência obstétrica e as medidas que devem ser tomadas para não ser vítima